Bahia e Palmeiras se enfrentam às 21:30 desta quarta-feira, 21, pela 11ª rodada do Brasileirão, em uma partida que terá diversos reencontros. Na equipe paulista, três jogadores que passaram pelo Tricolor voltam à Arena Fonte Nova. Do lado baiano, um zagueiro que fez história no Verdão vai enfrentar seu ex-clube. Além disso, dois treinadores conterrâneos voltam a ficar frente a frente.
Marcelo Lomba, Zé Rafael e Artur Victor deixaram saudades em boa parte da torcida tricolor quando deixaram a equipe. O goleiro fez 251 jogos entre 2011 e 2016, o meia fez 128 jogos em 2017 e 2018, e o atacante ficou apenas uma temporada, emprestado pelo próprio Palmeiras, em 2019, e entrou em campo 55 vezes.
Já no banco de reservas, o duelo é lusitano. Apesar de nunca terem se enfrentado em solo português, Renato Paiva e Abel Ferreira ficaram frente a frente na Libertadores de 2021, quando o Palmeiras encarou o Independiente Del Valle, ex-clube de Paiva. O Verdão venceu as duas partidas: 5 a 0 no Brasil e 1 a 0 no Equador.
Na temporada seguinte, o Paiva ainda ligou para Abel para pedir dicas sobre o Grêmio, adversário do Del Valle na pré-Libertadores e que havia perdido para o Palmeiras na final da Copa do Brasil.
“Com o Abel, podemos fazer umas videochamadas com um quadro tático no fundo. Ele também me ajudou quando enfrentamos o Grêmio na fase prévia da Libertadores. Ele tinha enfrentado o Grêmio pouco antes, acho que na final da Copa do Brasil, e nos ajudou com informações quando vencemos o Grêmio”, disse Paiva ao ser apresentado no Bahia.
Para o confronto desta quarta, o Bahia não vive um bom momento na Série A. São seis jogos sem vencer e a zona de rebaixamento virou uma ameaça. O Tricolor é o 15º na tabela, com nove pontos em dez rodadas. Por outro lado, o Palmeiras está invicto e segue na caça do líder Botafogo. O Verdão é o vice-líder com 22 pontos, dois a menos que o primeiro colocado.
DM cheio
Para o duelo contra o alviverde paulista, o Bahia tem cinco jogadores em recuperação no departamento médico: o zagueiro Raul Gustavo, o lateral Matheus Bahia, o meia Yago Felipe e os atacantes Biel e Vitor Jacaré.
Ademir, que ficou fora contra o Cruzeiro, é dúvida para o jogo desta quarta. Já no lado esquerdo, o equatoriano Chavez deve ser o titular, já que Ryan está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Escalação provável: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Cicinho, Acevedo, Thaciano (Rezende), Cauly e Chavez; Kayky (Ademir) e Everaldo.
Convocados ficam fora
O Palmeiras tem o reforço do zagueiro e capitão Gustavo Gómez, que estava suspenso na última rodada e defendeu a seleção paraguaia neste domingo, 18.
Outros quatro convocados, por sua vez, podem ser poupados pelo técnico Abel Ferreira. Weverton, Raphael Veiga e Rony, convocados pela Seleção Brasileira, e Piquerez, chamado pelo Uruguai, só devem retornar no jogo do final de semana contra o líder Botafogo.
Escalação provável: Marcelo Lomba; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino e Bruno Tabata (Luis Guilherme); Artur, Dudu e Endrick (López).
FICHA TÉCNICA
Bahia x Palmeiras, 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: Quarta-feira, 21/06/2023
Horário: 21:30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA-MG)
Bahia: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Cicinho, Acevedo, Thaciano (Rezende), Cauly e Chavez; Kayky (Ademir) e Everaldo
Palmeiras: Marcelo Lomba; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino e Bruno Tabata (Luis Guilherme); Artur, Dudu e Endrick (López)
Por: A Tarde