O Parque da Cidade será palco da realização de uma “cãominhada” através do Dog na Trilha Solidário, que acontece no domingo (4), a partir das 8h. A ação é gratuita e feita pelo projeto Ativa Dog, em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal de Salvador (Secis).
O evento tem como objetivo de promover atividades e ações educativas para cães e pessoas, incentivar a ocupação e preservação dos parques urbanos, além de arrecadar alimentos para o Instituto Doce Lar, que abriga e cuida de animais até serem adotados. Até agora, em um balanço parcial feito pelos organizadores do Dog na Trilha Solidário, foram arrecadados mais de 81kg de ração animal doados no ato de inscrição.
Para a secretária da Secis, Marcelle Moraes, o evento é de suma importância para ampliar os espaços de lazer e diversão para os animais da cidade. Além disso, é uma forma de angariar apoio para a luta dessa causa, ainda tão pouco discutida na sociedade.
“Nós somos parceiros dessa ideia porque, além de ser um projeto que estreita os laços entre os cãezinhos e seus tutores, é uma maneira de se discutir os direitos dos animais de forma lúdica, conseguindo mais recursos para os locais que abriram diversos animais que, infelizmente, foram abandonados e não tem um lar para chamar de seu”, afirma Marcelle.
Além da caminhada livre entre as trilhas do parque, que chegam a quase 2km, o Dog na Trilha Solidário contará com a prática do canicross, um esporte de corrida feito entre o pet e o seu tutor, em terrenos mais irregulares. Para ambos os formatos, haverá premiações para os três primeiros colocados na disputa.
Acesso – Para participar, basta acessar o https://linktr.ee/ativadog_ e se inscrever. As vagas são limitadas, tendo 50 para cãominhada e 20 para canicross. Para o primeiro, é cobrado 1kg de ração para doar e, o segundo, 2kg. Além disso, é preciso que os cães façam o checkvet antes da realização da trilha, estejam com a carteira de vacinação atualizada e cumpram os demais requisitos descritos no ato da inscrição.
Além das práticas lúdico-esportivas, o Dog na Trilha Solidário terá a realização de palestras, sorteios, agendamento para castração, vacinação nos animais e distribuição de mudas, ações estas disponibilizadas pela Secis Salvador.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom