Sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador foi tomada por garis e margaridas nesta terça-feira (16), dia dedicado à categoria. Homenagens, debates sobre o futuro, sobre a licitação da coleta de lixo e entregas de caminhões compactadores plotados com imagens dos profissionais marcaram as celebrações ao dia dos trabalhadores de limpeza urbana. Proposta pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), a sessão foi concorrida e contou com setores importantes da sociedade soteropolitana, além de familiares e dirigentes do SindilimpBA, sindicato que representa a categoria em todo o estado baiano.
“Temos um setor forte e firme com os garis e margaridas à frente. Eles sabem como é entrar 8h da manhã e sair às 18h em negociações com as empresas. É diálogo com a Limpurb, com o prefeito e com autoridades para saber como é que vão as ações e a licitação da coleta de lixo. Já está mais do que na hora de debater os problemas. Precisamos sair daqui acordados e cientes de que necessitamos participar de um processo que é muito importante não só para a categoria, mas para cidade também. É preciso ter muito cuidado com esse processo de licitação para não manchar a imagem da prefeitura, e ter cautela para que ninguém saia cometendo improbidade administrativa”, descreve Suíca.
O edil petista também cobra que as empresas cumpram o que foi acordado na licitação atual. “Essa é uma tarefa que nós queremos realizar. Não podemos mais tomar rasteira como nós tomamos na licitação passada”, reforça o autor da sessão especial que contou com a presença da coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica, da deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), do presidente da Limpurb, Omar Gordilho, da advogada Adriane Araújo, e dos dirigentes do sindicato. Também foram prestadas homenagens ao gari mais velho, o senhor ‘Maré’, e à margarida artista Delsy Monte.
A coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, falou que cada profissional tem uma história de vida. “São homens e mulheres, pais e mães de famílias. Eles que sustentam a casa e saem para trabalhar preocupados com o filho, com quem deixou, e procura saber por telefone. Na ligação, o encarregado já passa empurrando e chamando a atenção, ou dá uma suspensão sem explicação. Por isso o vereador vai pra cima, para que a lei seja cumprida”, sintetiza Ana.
O dia dos garis e das margaridas também contou com o lançamento da mostra itinerante ‘Humanos’, organizada pela Limpurb, chamando atenção para os sonhos, fragilidades, histórias e crenças dos trabalhadores. Foram entregues quatro caminhões compactadores plotados que vão circular nos bairros de Salvador, levando imagens e frases reflexivas, com intuito de instigar o olhar mais atento aos profissionais. “Queremos que não apenas neste dia, mas em todos os outros, esses profissionais sintam-se cada vez mais valorizados e vistos pela sociedade”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.