As chuvas intensas podem ocasionar apagões sistêmicos, gerar curto circuito e comprometer os equipamentos do parque de iluminação. Para manter a cidade acesa mesmo neste período, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) intensifica rondas de manutenções diuturnas na capital. Durante a Operação Chuva, realizada entre os meses de abril e junho, três equipes técnicas, com 29 profissionais, ficam de prontidão para atender possíveis situações de ausência de luz em vias públicas.
“As ações climáticas afetam diretamente o parque de iluminação. As rondas complementam o cronograma de manutenção e atendem às demandas dos cidadãos que chegam pelos canais oficiais. Trabalhamos com duas rondas fixas e uma extra para apoio, durante o período de chuva. Reforçamos o número de equipes nas ruas para otimizar o serviço de iluminação pública, detectar e resolver os problemas com mais agilidade, antes mesmo que a população solicite o reparo”, ressaltou o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães.
Nas rondas, os técnicos verificam e solucionam problemas como lâmpadas queimadas e braços danificados. Também são elaborados mapeamentos dos logradouros que precisam de intervenções mais complexas na iluminação, para execução posterior.
Os patrulhamentos acontecem diariamente em toda cidade. Durante o dia, os técnicos executam o que foi registrado à noite. Em caso de apagões, onde mais de seis postes em sequência estão com a luminária apagada, a demanda é atendida de forma imediata.
Modernização – A modernização para luminárias LED também influencia diretamente para a diminuição no número de protocolos mesmo no período de chuva. Considerada a mais moderna do mercado, traz inúmeros benefícios tanto para a cidade como para os cidadãos. As luminárias LED têm uma tecnologia que melhora a uniformidade nas vias, tem maior durabilidade e menor custo de manutenção. No primeiro trimestre de 2023, houve a diminuição de 44% no número de protocolos de manutenção comparado ao mesmo período do ano passado.
Contato – Os serviços de manutenção podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Disque Salvador 156, no site www. falasalvador. ba. gov. br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões (acima de seis pontos apagados em sequência), postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728.
De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento. O cidadão tem até 48h para receber um retorno da Dsip a respeito da solicitação enviada.
Foto : Ascom/Dsip-Semop