O Odontomóvel do governo do Estado está de roteiro novo. Na segunda-feira (8), as unidades móveis do Saúde Mais Perto nas Escolas, programa desenvolvido em parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde, começaram o atendimento odontológicos para estudantes e educadores da rede estadual de ensino nos municípios de Iaçu e Tabocas do Brejo Velho. A iniciativa, que já atendeu mais de 30 mil alunos na capital e no interior desde fevereiro deste ano, deverá beneficiar cerca de 27 mil novos estudantes neste mês de maio, com previsão de atendimento ainda em Itaeté, Serra Dourada, Iramaia, Sítio do Mato, Saúde, Contendas do Sincorá, Tanhaçu, Bom Jesus da Lapa, Caldeirão Grande e Curaçá.
Desde o início do ano, o Programa Saúde Bucal Itinerante nas Escolas já passou por Salvador e por cidades do interior como Jaguarari, Itatim, Muquém de São Francisco, Santa Terezinha e Brejolândia, levando uma equipe de profissionais composta por dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, que realizam um atendimento odontológico de qualidade aos estudantes. A equipe realiza avaliações e tratamentos dentários, como limpeza, extração, restauração, cirurgia da cavidade bucal, tratamento de canal, aplicação de flúor, e exame radiológico.
A estudante Nalany Evellin Oliveira Soares, 17 anos, do 3° ano do Colégio Estadual Leônidas de Araújo Silva, localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, fez uma limpeza nos dentes no primeiro dia de atendimento em sua escola e compartilhou como foi sua experiência. “Eu achei o atendimento ótimo. Tive explicações sobre como deve ser feita a higiene bucal, a importância de escovar os dentes e passar o fio dental nas horas certas e quais os benefícios que eu posso ter com essa ação. Eu achei essa iniciativa do governo excelente, pois oferece o serviço de forma gratuita e ajuda muito a quem precisa”.
Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.
Confira a programação do Odontomóvel para o mês de maio
Iaçu – Colégio Estadual Lauro Farini Pedreira de Freitas – Tempo Integral – 8 a 13/5
Atende também os alunos do Colégio Estadual Lauro Farini Pedreira de Freitas – Povoado João Amaro.
Tabocas do Brejo Velho – Colégio Estadual Leônidas de Araújo – 8 a 13/5
Atende também os alunos do Anexo – Colégio Estadual Leônidas de Araújo – Distrito de Camarinha.
Itaeté – Colégio Estadual José Américo Araújo – 15 a 20/5
Atende também os alunos do Colégio Estadual Professora Isaura Santos.
Serra Dourada – Colégio Estadual São Gonçalo – 15 a 20/05
Iramaia – Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães – 22 a 24/5
Atende também os alunos do Anexo – CEMIT – Chapada Diamantina – Distrito Bom Jesus.
Sítio do Mato – Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário – 22 a 27/5
Atende também os alunos do Anexo – Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário – Assentamento Vale Verde.
Saúde – Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro – Tempo Integral – 22 a 27/5
Contendas do Sincorá – Colégio Estadual Doutor Luiz Edson de Gouveia – 25 a 27/5
Tanhaçu – Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães – Tempo Integral – 29/5 a 3/6
Atende também os alunos do Colégio Estadual Costa e Silva – Distrito Sussuarana.
Bom Jesus da Lapa – Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova – Tempo Integral – 29/5 a 19/6
Caldeirão Grande – Colégio Estadual Rômulo Galvão – 29/5 a 3/6
Curaçá – Colégio Estadual Manoel Novaes – Tempo Integral – 29/5 a 10/6
Atende também os alunos do Anexo – CEMIT – Sertão do São Francisco – Distrito de Barro Vermelho; do Centro territorial de Educação Profissional José Amâncio Filho; do Colégio Estadual Agrovila 8 – Distrito Pedra Branca; do Colégio Estadual Ananias Carlos do Nascimento – Distrito Riacho de Seco.
Foto: Rafael Martins/GOVBA