Nesta quinta-feira, o Bahia recebeu o Volta Redonda-RJ pela volta da terceira rodada da Copa do Brasil, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), e goleou por 4 a 0, com gols de Cauly, Arthur Sales (duas vezes) e Vitor Jacaré (de pênalti). Como a equipe defendia uma vantagem de 2 a 1, conquistada na partida de ida, fez 6 a 1 no placar agregado e se garantiu nas oitavas de final da competição.
Além da classificação, o Tricolor de Aço embolsou um total de R$ 3,3 milhões. O clube baiano, portanto, segue vivo na busca para igualar as suas melhores campanhas no torneiro, quando chegou às quartas de final em sete oportunidades, mais recentemente em 2018 e 2019.
Por outro lado, o time carioca encerra sua participação na edição de 2023 da competição nacional após eliminar o Falcon-ES, na primeira fase, e o Atlético-GO, no pênaltis, na segunda. O desempenho mais longevo do Voltaço no torneio foi em 2006, quando atingiu a etapa de quartas de final.
Agora, o Bahia aguarda novo sorteio para conhecer seu adversário na próxima etapa do campeonato mata-mata. Enquanto isso, volta suas atenções para a terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Na segunda-feira, então, o Tricolor de Aço enfrenta o Vasco, a partir das 20 horas (de Brasília), no Rio de Janeiro (RJ).
Por sua vez, o Volta Redonda volta a campo na terça-feira (2), pela estreia da Série C do Campeonato Brasileiro. O clube carioca encara o Pouso Alegre-MG, às 19 horas, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).
O jogo entre Bahia e Volta Redonda
A fim de tranquilizar sua vida no confronto, o Bahia aproveitou o apoio do torcedor presente na Arena Fonte Nova e foi ao ataque. Assim, levou perigo logo aos três minutos, em chute de Biel, que recebeu de Vitor Jacaré dentro da área. Porém, o goleiro Vinícius Dias fez boa defesa.
O Volta Redonda respondeu no minuto seguinte. Após cobrança de escanteio, Luizinho finalizou de fora da área e obrigou Marcos Felipe sujar o uniforme pela primeira vez na partida. Aos 26, os cariocas tiveram a melhor chance do primeiro tempo. Primeiro, Berguinho foi travado duas vezes no momento do chute pela defesa baiana e, depois, Samuel Granada teve finalização bloqueada por Kanu.
Chuva de gols do Tricolor de Aço na etapa final
Após o intervalo, o Bahia voltou a campo ligado e quase abriu o marcador aos quatro minutos. Livre na área, Biel recebeu passe de Cauly e tocou por cima na saída de Vinícius Dias. Entretanto, o defensor do Voltaço tirou a bola em cima da linha.
Aos 11, Vitor Jacaré avançou pela direita e rolou para Cauly bater cruzado e abrir o marcador. Aos 22, foi a vez de Ademir, em sua primeira jogada na partida, arrancar pelo lado direito e tocar para Arthur Sales apenas empurrar para o fundo da rede e fazer o 2 a 0.
Cinco minutos mais tarde, os donos da casa conseguiram anotar o terceiro tento. Após disputa entre Arthur Sales e Bruno Barra na área, o volante do Volta Redonda tocou com o braço na bola. Após checagem no monitor do VAR, o árbitro assinalou pênalti. Vitor Jacaré foi para a cobrança e chutou com categoria para estufar a rede adversária.
Por fim, no último lance, aos 49 minutos, o Arthur Sales deu números finais ao jogo. Ademir levou para a linha de fundo e passou para Yago Felipe, que desviou para o gol. A defesa carioca até conseguiu afastar parcialmente, mas Arhtur Sales chegou batendo para transformar o triunfo em goleada.
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia