A primeira etapa do Campeonato Baiano de Rally de 2023 será disputada neste sábado (18), no município de Valente, Região do Sisal. Cerca de 40 veículos entre modelos 4×4 e 4×2, vão enfrentar os terrenos acidentados do Rally do Sisal num percurso de 80km, passando pela Fazenda Tanque do Anjo, na Rodovia BA-120, km 348. A largada dos primeiros carros acontece a partir das 11h30, saindo da rua do prédio da Prefeitura Municipal da cidade.
Os pilotos que vão disputar o tradicional Rally do Sisal, que acontece desde 2003, vão precisa de muita perícia e estratégia. É o que afirma o vice-presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Roberto Cunha. “O Rally não é uma prova de velocidade. É uma competição pra toda a família, que precisa ter atenção com os diversos objetivos espalhados pelo circuito. Vence quem completar os objetivos e o percurso em menos tempo”, afirma Cunha, organizador da prova.
O Rally do Sisal será realizado com apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre). A competição define os melhores colocados do circuito baiano de rally neste ano nas três categorias de velocidade e uma adventure, para veículos comuns, aumentando a participação de quem busca ingressar na modalidade.
O congresso técnico, com entrega de kits, ocorre na sexta-feira (17), no Hotel Lux, em Valente, às 18h enquanto as baterias serão realizadas no sábado (18). O ponto de chegada é na Rodovia BA-120, KM 348 (Pro Rally Park). A premiação final está marcada para as 16h, no mesmo local da chegada da prova, no Pro Rally Park.