Para garantir a ordem e a segurança nos três circuitos do Carnaval de Salvador, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) está realizando operações ostensivas e repressivas nos corredores da festa, nas áreas de acesso e estações de transporte coletivo da capital baiana. Abordagens preventivas para quem vai entrar nos coletivos, carros de aplicativos e outros meios de transporte garantem a segurança dos foliões que chegam e saem dos circuitos da festa.
Uma das ações da PM no carnaval é a Operação Folia em Paz, que reforça a segurança nas principais vias de salvador e nas regiões próximas aos circuitos. Para o capitão Roberto Bonfim, responsável pela operação, os meios de transporte recebem atenção especial para garantir a segurança na locomoção das pessoas na ida e volta para casa. “São pontos focais de táxis, carros por aplicativo, estações de metrô, inclusive nos pontos de ônibus e nas estações de transbordo para que os trajetos dos foliões até os circuitos da festa sejam o mais tranquilo possível”.
Para a comerciante Lucijane Vieira, as operações são importantes porque deixam as pessoas mais tranquilas para aproveitar o carnaval. “Ajuda a diminuir o número de assaltos e deixa todo mundo mais tranquilo. Quem vem brincar o carnaval se sente muito mais seguro vendo a atuação da PM. O carnaval é a melhor festa do mundo, é alegria e diversão, não combina com medo. Vim todos os dias e fiquei em paz, sem nenhum incidente”.
Investimento
O investimento total do Governo do Estado para a operação de segurança no Carnaval da capital foi de R$ 70 milhões. Em 2023, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) está com um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade da festa, que pela primeira vez conta com o uso da tecnologia Long Term Evolution (LTE), por meio de rádios de comunicação em tempo real. A operação carnaval conta ainda com 42 Portais de Abordagens, equipados com câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial e detectores de metais.
Associado ao uso da tecnologia, a SSP, por meio também das Polícia Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, empregou mais de 30 mil agentes para reforçar a segurança do cidadão nos dias do Carnaval. As Plataformas Elevadas de Observação (POE), equipadas com a tecnologia inteligente, também estão sendo empregadas na folia.