Mais de 100 pescadores, pescadoras, marisqueiros e marisqueiras da comunidade Cabuçu, do município de Saubara, passaram a contar com máquinas e equipamentos para dar suporte à pesca artesanal.
A marisqueira Bruna Miranda foi uma das beneficiadas com a ação. “Vai me ajudar bastante, principalmente, a proteção para catar ostras e proteger as mãos de cortes”.
Para a marisqueira Regiane Gonçalves, o kit ajudará no desenvolvimento da principal atividade da comunidade. “É um instrumento para o nosso trabalho que vai nos ajudar a aumentar a nossa produção, pois estaremos equipadas”.
O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou kits contendo redes, gaiolas, lanternas, bonés, blusas com proteção UV, bota, luva para mergulho, óculos, luva para escamar peixe, facão, tesoura e facas para limpezas dos peixes, jardineira completa para pesca, cantil, caixas térmicas, caixas vazadas, toucas, aventais, baldes, entre outros. Está prevista também a entrega de quatro embarcações ainda neste semestre.
A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Na ação foram investidos R$ 351,2 mil pelo Bahia Produtiva, projeto com cofinanciamento do Banco Mundial.