Os atos de terrorismo e a depredação ao patrimônio público causados durante invasão aos prédios dos Três Poderes em Brasília foram considerados pelo vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) como “mais uma tentativa de enfraquecer a democracia e de contestar o resultado das eleições de 2022”. Nesta segunda-feira (9), um dia após o caso, o edil petista voltou a culpar o ex-presidente Bolsonaro pelas tentativas de desestabilizar a democracia. Para o vereador da capital baiana, o melhor remédio para terrorismo é a prisão. Ele defende a condenação de todos os envolvidos e de todos que financiaram as arruaças.
“A culpa é desse canalha e covarde que tínhamos como protótipo de presidente. Bolsonaro é o grande responsável por atos terroristas contra a nação brasileira, contra o patrimônio do povo brasileiro. Temos que expurgar, de uma vez por todas, o bolsonarismo radical de nossas vidas. Todos os presos devem ser punidos e todos os financiadores desses crimes contra os Três Poderes devidamente identificados. Vamos cobrar e atuar de perto para evitar que o fantasma do golpismo não volte a assombrar o estado democrático de direito. Sem anistia para covardes, sem anistia para quem afrontar a democracia”, dispara Suíca indignado.
Para o vereador soteropolitano, a situação não poderia ser mais grave. Ele aponta para os mais de 400 presos e para os danos causados por eles nos prédios federais. O Senado e a Câmara cancelaram os trabalhos nesta segunda e já há pedidos de prisões temporárias e afastamento de governador pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “O bolsonarista do Ibaneis Rocha deve pensar que todo mundo é idiota para acreditar naquele vídeo tosco que ele fez para pedir desculpas ao presidente Lula. Muito acertada a decisão do STF de afastar o governador do DF por 90 dias, ele não tem condições alguma de coordenar essa crise, até porque ele é um dos responsáveis por ela”, completa Suíca.