Investigadores que integram a Segurança Institucional da Polícia Civil, capacitados pelo Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades, comemoram um ano de atuação na Instituição. O curso, finalizado em dezembro de 2021 e promovido pela Academia da Polícia Civil (Acadepol), foi embasado nos protocolos de segurança de autoridades das Forças Armadas.
Com carga horária de 91 horas/aulas o grupo teve treinamento de segurança e proteção de autoridades, segurança pessoal, direção defensiva, etiqueta e boas maneiras, planejamento operacional, organização do serviço de segurança de autoridade, combate a incêndio, salvamento aquático, dentre outros direcionamentos necessários para o currículo de um segurança de autoridades (Segaut).
O especialista em segurança e proteção a autoridades, com formações pelo Exército Brasileiro e especializações na Espanha e Israel, o investigador da Coordenação de Operações Especiais (COE), Douglas Pithon, que já foi responsável pela segurança do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, explica como uma equipe de proteção à autoridade deve atuar.
“O grupo dedicado à proteção de autoridade, acompanha o gestor onde ele estiver. Essa equipe tem vários atributos e um dos principais é a preservação da autoridade em todos os aspectos, que vai desde conduzir uma roupa do superior na mala, caso aconteça algum incidente, abrir a porta do carro para ele entrar, porque assim se posiciona de maneira estratégica a identificar o externo, até abrir um guarda-chuva se chover, se posicionando sempre na retaguarda, sendo uma condição favorável para evacuar de um local de risco, mas principalmente é manter a integridade física da autoridade”, explicou o investigador, que ministrou disciplinas do curso.
A investigadora de polícia, Ana Cleyde Pinheiro Campos, que atua na Segaut/PCBA, ressalta como o curso foi fundamental para atender as demandas institucionais da Delegada-Geral. “Foi uma formação enriquecedora. Hoje, na prática, conseguimos desenvolver nossas atividades de forma técnica e responsável, estando capacitados para atender toda e qualquer autoridade”, explicou.
O Cerimonial da Polícia Civil, que também está atrelado diretamente a Segurança Institucional, completará um ano em março de 2022 e padronizou as cerimônias oficiais da Polícia Civil.
Ascom-PC / Natália Verena