Foi a estreia dele como titular da seleção portuguesa, que vai enfrentar a de Marrocos nas quartas de final. Cristiano Ronaldo começou o jogo no banco
O Marrocos vai enfrentar na próxima fase a seleção de Portugal, que avançou ao golear a Suíça por 6 a 1.
O técnico Fernando Santos tinha um plano. Mexeu no time, tirou jogadores importantes, inclusive Cristiano Ronaldo, que, em cinco copas do mundo, nunca havia começado uma partida no banco. Disse que era apenas estratégia, nada a ver com questões disciplinares.
O escolhido para substituir o craque foi um atacante de 21 anos que até então havia jogado um total de 35 minutos pela seleção portuguesa. Pois Gonçalo Ramos estreou como titular em um jogo eliminatório de Copa do Mundo superando marcas do próprio Cristiano Ronaldo.
Na primeira boa chance, mandou uma bola a 106 km/h. Um chutaço que deixou o goleirão Sommer com cara de quem nem viu de onde a bola veio. Na comemoração, o astro, tão acostumado a ser o centro dos abraços, dessa vez virou só mais um no bolo de jogadores portugueses.
Gonçalo Ramos seguiu brilhando em campo. Logo teve outra oportunidade, mas o chute com o pé direito, que é o bom, saiu fraco. A canhota chegou mais perto em um lance, no cantinho. Sommer tirou mais uma.
Se o jogador mais jovem do time não estava mais acertando, bola no alto para o veterano Pepe, 39 anos. Gol do jogador mais velho de todos os que ainda estão disputando esta Copa do Mundo.
Aflito desse lugar até então desconhecido, Cristiano Ronaldo via o melhor jogo de Portugal no Catar. Além do ataque fluindo lá frente, Diogo Costa impediu uma reação suíça. Primeiro ele defendeu uma falta de Shaqiri. Depois, se atrapalhou um pouco no cruzamento, mas ainda sobrou um braço para evitar o gol de Freuler. Diogo Dalot afastou o perigo de vez.
O lateral-direito foi a outra surpresa de Fernando Santos para essa partida e saiu dele o passe para o segundo gol de Gonçalo Ramos.
Pela esquerda, tinha jogo também. Bola de pé em pé, gol de Raphael Guerreiro. A Suíça só conseguiu diminuir em um escanteio, com Akanji. Com 4 a 1 no placar, a torcida começou a gritar pelo astro.
Ainda no banco, o ídolo viu Gonçalo Ramos fazer o terceiro dele em um mesmo jogo de Copa de Mundo. Em 2018, Cristiano Ronaldo marcou três vezes contra a Espanha na fase de grupos. Gol em mata a mata de Mundial é algo que CR7 ainda não fez.
Aos 27 do segundo tempo, Fernando Santos atendeu aos pedidos que ouvia do estádio com mais de 80 mil pessoas presentes.
Cristiano ganhou imediatamente a braçadeira de capitão, entrou pedindo bola e até bateu de esquerda para vencer o goleiro da Suíça, mas pense em uma frustração quando a arbitragem confirmou que ele estava em posição de impedimento.
O esperado sexto gol português até saiu nos acréscimos, mas foi de Rafael Leão. Portugal 6, Suíça 1.
A terceira maior goleada dessas oitavas de final. A noite em que Cristiano Ronaldo mais aplaudiu do que foi aplaudido. A partida da vida de Gonçalo Ramos. A confirmação da vaga nas quartas e de que tudo deu certo no plano do mister Fernando Santos.