O Natal Salvador 2022, promovido pela Prefeitura e que traz este ano o tema “Iluminando Nossos Sonhos”, festival de luzes e cores para soteropolitanos e turistas, proporciona mais um estímulo ao social. Através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a Vila de Natal, no Campo Grande, recebeu um trailer para venda de mosaicos produzidos pelos assistidos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Além de estimular a criatividade e sentimentos dos assistidos, a iniciativa também terá o valor da venda revertido para os artistas, ou para a compra de materiais e ferramentas para novas produções. Débora Santos, 43 anos, está sempre se atualizando através de oficinas de mosaicos nos Cras e diz ter se encontrado na técnica artística.
“Para mim, as cores, em especial as mais vibrantes, resgatam a vida. Nosso professor, Fernando Queiróz, nos mostrou um novo caminho a seguir com os mosaicos”, contou. Débora complementou ainda que a expectativa é trilhar o caminho das artes. “Hoje já vendi algumas peças e já tenho algumas encomendas”, disse, sem esconder a satisfação.
“Depois que iniciei as oficinas de mosaico não tive mais vontade de parar”, resumiu Simone Batista, revelando que as aulas a ajudaram a enfrentar a pandemia. “Agora, estou focada em minhas encomendas. A produção dos mosaicos mudou o meu dia a dia, hoje tenho estímulo para fazer tudo que preciso fazer”, concluiu, deixando claro o quanto sua autoestima foi elevada.
O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, explicou que as oficinas de mosaico, realizadas nos Cras, promovem a inclusão e transformação social, utilizando a arte para proporcionar o resgate da autonomia de pessoas que atravessam situações de vulnerabilidade social. “As oficinas, além de formar artistas, possibilitam a geração de trabalho e renda, ponto essencial para o combate à pobreza em nossa cidade. Expor e comercializar esses mosaicos na Vila de Natal é a consolidação desse trabalho tão bonito e importante”, declarou.
A Sempre também está apoiando o trailer solidário do Projeto Axé. Nele é possível adquirir bonecas de pano customizadas, camisas, cadernos, calendários, pinturas e também doces clássicos. As vendas serão revertidas para a realização da festa de Natal dos educandos da instituição.
Foto: Vitor Santos/Sempre