Morata abre placar, e Füllkrug empata; Espanha é líder do Grupo E, enquanto a Alemanha, em último, tem a obrigação de vencer a Costa Rica na rodada final
Primeiro tempo
A tensão construiu a tônica de Espanha x Alemanha no primeiro confronto entre duas campeãs mundiais nesta Copa. Em ritmo frenético no estádio Al Bayt, os espanhóis dominaram a posse de bola e iniciaram as investidas com Dani Olmo – em um chute que Neuer empalmou e explodiu no travessão antes de sair pela linha de fundo, aos seis minutos. Gnabry chegou com perigo pelos alemães aos 24 e Asensio pelos espanhois aos 32, mas sem resultado. Apostando nos contra-ataques, a Alemanha respondeu aos 39 e balançou as redes com Rüdiger de cabeceio… Mas não valeu nada: anulado por impedimento. Primeiro tempo terminou com dois minutos de acréscimos e sem gols.
Segundo tempo
As seleções voltaram sem mudanças e repetiram falhas na saída de bola. Aos 11 minutos, por exemplo, o goleiro Unai Simón mandou um passe na fogueira para Pedri, perdeu a posse e Kimmich quase marcou pela Alemanha. Foi com a Espanha, contudo, que as redes balançaram pela primeira vez: Morata, aos 16. Depois disso vieram cinco mudanças nas equipes. A Alemanha ensaiou respostas em finalizações de Füllkrug e Musiala, mas ambos pararam na defesa espanhola. A insistência, contudo, enfim deu resultado. Füllkrug balançou as redes e garantiu o empate por 1 a 1.