A agricultura familiar do território de identidade Semiárido Nordeste II recebeu mais investimentos do Governo do Estado. Nesta quinta-feira (17), foram entregues equipamentos para o fortalecimento de diversos sistemas produtivos de 19 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II (Cisan). O ato foi realizado no município de Banzaê.
Estão sendo investidos mais de R$ 4,3 milhões, no âmbito da estratégia Parceria Mais Forte, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para promover o aumento da renda de 1.780 agricultores e agricultoras familiares, de diversas comunidades rurais, distribuídas nos municípios de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Itapicuru, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Sítio do Quinto.
Entre os equipamentos estão 36 mil mudas de caju, insumos corretivos de fertilidade do solo; análise química e física do solo para o sistema produtivo do caju; resfriadores e máquinas forrageiras com reboque, direcionados para a bovinocultura; corretivo de calcário e kit de irrigação para a mandiocultura; três mil colmeias e kits de produção com macacão, bota, borrifador para apicultura; aquisição de pintos, galinheiro rústico, ração e medicamentos e materiais e utensílios como bebedouros e comedouros para a avicultura; além da aquisição de motos e tablets para as equipes técnicas dos municípios.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, ressaltou a proposta de integrar as ações a partir da Unidade de Produção Familiar – UPF, as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), fomento à produção, agregação de valor, operacionalização do credito rural, ações de regularização fundiária e ambiental e as ações de comercialização. “Ao investir na agricultura a gente muda a economia dos municípios baianos que têm a agropecuária como a atividade preponderante”.
A presidente do Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste ll e prefeita de Banzaê, Jailma Dantas, falou com entusiasmo sobre a parceria entre o Cisan e o Governo do Estado, por meio da SDR. “Uma união como essa faz com que os municípios possam se desenvolver e levar renda tanto para os agricultores quanto para os municípios”.