Mais de 100 agricultores e agricultoras familiares do município de Iaçu terminaram o dia, na sexta-feira (21), mais felizes. Isso porque, em evento realizado na Praça dos Ferroviários, representantes do Estado da Bahia, do Consórcio Intermunicipal Chapada Forte e da Prefeitura Municipal, realizaram a entrega de kits produtivos para incentivar e ampliar a produção de leite e mel nas comunidades rurais do município. São investimentos de mais de R$ 280 mil para os dois sistemas produtivos, por meio de convênio com o consórcio.
O apicultor Antônio Bispo, representante do grupo de apicultores, agradeceu a chegada das 200 caixas de mel e dos kits apícolas, com fumegadores, telas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “A gente iniciou a apicultura recentemente, com nossos próprios passos, e esses materiais vão ajudar agora na fundação de uma Associação para a produção do mel, em uma estimativa boa de 400 quilos de mel a serem produzidos por ano”.
Já o representante da Cooperativa dos Produtores de Leite de Iaçu (Coopli), Gerfeson Costa, comentou que Iaçu poderá se tornar referência na produção de leite no estado, a partir da chegada dos quatro novos resfriadores e quatro novas máquinas forrageiras para a bovinocultura de leite. “Os novos equipamentos vão facilitar e muito na produção do leite, aumentando o nosso poder de barganha no momento da comercialização. O campo agradece essa parceria do Estado da Bahia com o consórcio e a Prefeitura Municipal.”A atividade contou com a participação do prefeito de Iaçu, Nixon Duarte, do presidente do consórcio Chapada Forte e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, e da secretária de Agricultura, Micherlane Ferraz, entre outras autoridades.