O mês de agosto foi um divisor de águas na Maternidade Frei Justo Venture, localizada na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. A unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed acolheu mais de 400 pacientes, investindo em proporcionar conhecimento como forma de comemorar o Agosto Dourado – mês destinado ao incentivo à amamentação.
Ao longo de todo o mês, ações educativas envolveram parturientes e familiares, conscientizando sobre a importância do leite materno para a saúde de mães e bebês. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é recomendado até os dois anos ou mais, sendo o único alimento que a criança deve receber até os 6 meses de idade, sem necessidade de água, chá ou qualquer outro tipo de alimento.
“Esse mês realizamos mais de 400 internamentos. Começamos agosto com a preparação do ambiente com toda a ornamentação, tudo em torno da temática do mês. Ainda tivemos duas palestras que promoveram ações em torno do aleitamento exclusivo e orientações sobre dificuldades na amamentação, além de uma iniciativa para desmistificar mitos sobre a amamentação. Toda essa programação teve uma grande importância no fortalecimento em torno do aleitamento materno exclusivo”, alerta a coordenadora assistencial da maternidade, Roberta Lemos.