Do pastor Silas Malafaia, em críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, após operação da Polícia Federal, que cumpriu mandatos de busca e apreensão em endereços de oito empresários: “Onde é que esse desgracado vai parar?” Nossa, quanto ódio em nome de Cristo!
O retorno de Dirceu
Fundador do PT, embora empurrado para escanteio no jogo do Poder, José Dirceu não precisa de aval de Lula da Silva para articular apoio ao candidato. E o está fazendo. Viaja para capitais a fim de articular palanques e reforçar os quadros dos diretórios do partido a fim de fidelizar líderes locais sob sua tutela. É o velho Dirceu, de volta.
Preocupação
Apesar de não ter sido nenhum ‘fracasso’, nas palavras de todos eles, a performance do presidenciável Lula no debate da Bandeirantes, no último domingo, levou muitos petistas baianos a ficarem de baixo astral, defendendo que o ex-presidente se prepare melhor para o próximo confronto a fim de poder aproveitar as chances que seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PL), tem lhe dado. Para a maioria ouvida pela coluna, Lula só não se saiu pior porque tanto Ciro Gomes quanto Simone Tebet, presidenciáveis do PDT e do MDB, respectivamente, tiveram boa performance, o que ele poderia ter feito sozinho, caso estivesse, segundo a avaliação dos petistas, em um dia melhor.
Sobrou pro marqueteiro
Citado numa das intervenções de Ciro Gomes contra o ex-presidente Lula, Geddel Vieira Lima não esperou a noite passar para ir para as redes sociais defender-se. Aliás, defender, não. Atacar. Ele chamou Ciro de picareta e ainda, de quebra, apesar de dizer que não era o seu propósito, atacou também o marqueteiro do pedetista, o baiano João Santana.
Dificuldade
Petistas relatam à coluna que a parte mais difícil da campanha de Jerônimo Rodrigues tem sido compatibilizar as agendas do governador Rui Costa (PT) e do senador Jaques Wagner (PT). Dizem que, apesar do interesse comum em garantir a continuidade do PT no poder no Estado, tem havido dificuldade de fazê-los trabalhar juntos, o que, segundo a avaliação geral, seria benéfico para todos.
Bombou (Bacelar)
Quem está bombando nas redes sociais depois de ter sido escolhido um dos 10 parlamentares mais importantes do país pelo site Congresso em Foco, especializado na cobertura do Poder Legislativo brasileiro, é o deputado federal Bacelar, que recebeu o prêmio em Brasília antes de embarcar para a Bahia, onde passou o final de semana viajando em campanha.
Candidatos
Os eleitores baianos irão encontrar nas urnas nas eleições de outubro deste ano os nomes de 88 deputados estaduais e federais que disputarão a reeleição aos seus cargos. A Câmara dos Deputados é a Casa que terá o maior percentual de candidatos à reeleição na Bahia – 94,8% -, enquanto na Assembleia Legislativa 80,95% dos atuais representantes concorrerão à reeleição.
O escolhido de Lula
A indefinição do candidato Lula da Silva (PT) sobre seu eventual ministro da Fazenda faz o PT perder apoios no mercado financeiro, enquanto o ministro Paulo Guedes, com suas conhecidas ideias e metas, tem angariado votos para o presidente Jair Bolsonaro. O andar de cima da economia segue em stand by. Atento a isso, petistas graúdos começaram a espalhar entre portas que o preferido de Lula para o ministério, caso seja eleito, é Marcos Barros Lisboa. O economista foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no primeiro Governo de Lula, de 2003 a 2005, e atualmente é diretor-presidente do Insper, instituição de ensino privada em São Paulo.
Enganação na economia
O presidente da República diz que a economia passa por “um momento fantástico” e cita deflação aqui e acolá.
A população do salário mínimo, quando o tem, porém, vive de cara com aumentos absurdos e diários nos preços dos alimentos básicos. Portanto, mais uma vez estão manipulando dados para engabelar eleitores incautos. E estes são muitos.
Machismo explícito
Chega a ser irônico, não fosse a tradução de uma cruel realidade: das 55 candidaturas proporcionais oficializadas pelo Partido DA MULHER Brasileira na Bahia, apenas 17 são de… Mulheres!
Para não falar do esquema usado por todos os partidos de registrar candidaturas femininas laranjas, com o único intuito de levantar dinheiro.
Carnificina
No mundo morrem cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano em acidentes de trânsito. Embora com frota e quilometragem de estradas ainda modestas, podem crer que o Brasil contribui muito para esse número. Vivemos uma selvageria nas rodovias. É só prestar atenção nos números diários de mortes, inclusive de famílias inteiras, em desastres. Lamentável.
Brasil
Cresce sem freio a violência contra motoristas de aplicativos e de táxis comuns. Recentemente, foram quatro mortos numa só semana na Bahia. E não adianta pedir mais segurança. Impossível vigiar todos. O resultado faz parte da violência genérica que atinge o país, como no caso dos assaltos a ônibus. Parece algo incontrolável. Nossa!
Overdose de alienação
Seja para noticiar o roubo de uma santa ou algum ponto turístico religioso, certo noticiário de TV assume um tom solene, com repórteres falando baixinho e em tom pio.
Para não falar que tudo é apresentado como “um mistério”, quando se trata apenas de mais um fato comum. Um saco!