O Parque São Brás, em Plataforma, recebeu nesta sexta-feira (15) uma feira de serviços públicos, dentro da programação do Gabinete da Prefeitura em Ação (GPA), no Subúrbio. A atividade levou à população um verdadeiro mutirão de atendimentos em diversas áreas de interesse, como assistência social, saúde, entre outras iniciativas que são ofertadas diariamente pelas Prefeituras-Bairro e demais órgãos da gestão municipal.
O prefeito Bruno Reis afirmou que um evento neste formato contribui para aproximar a gestão municipal dos soteropolitanos. “Aqui estão praticamente todos os serviços da Prefeitura. Estamos trazendo para mais próximo dos cidadãos para cumprir ainda melhor o nosso papel. Um dos desafios da nossa gestão é qualificar os nossos serviços e é isso que estamos fazendo”, afirmou.
A gama de serviços de saúde realizados no parque incluiu aplicações de vacinas contra o coronavírus e Influenza (gripe), assim como testagem rápida para detecção de HIV, hepatite, sífilis e Covid-19. A programação envolveu, ainda, palestra com temas sobre saúde bucal, a presença do Castramóvel para vacinação de cães e gatos, além de aferição de pressão e glicemia.
Os interessados puderam ainda efetuar inscrição ou atualização no CadÚnico, banco de dados usado pelo governo federal para conceder benefícios sociais. Também foi colocado à disposição cadastro a programas como Casa Verde e Amarela (destinado a facilitar o acesso da população a uma moradia própria) e Primeiro Passo (auxílio financeiro da Prefeitura para que crianças sejam matriculadas em creches conveniadas).
Laís dos Anjos de Jesus, 35 anos, aproveitou a oportunidade para efetuar o cadastramento no CadÚnico.”Esta feira foi muito boa para mim. Eu não tenho tempo de ir ao centro da cidade me cadastrar porque sou autônoma. Trazer esse serviço para o meu bairro facilitou muito, além do atendimento ter sido muito bom”, afirmou.
Outras demandas – A lista de serviços no Parque São Braz foi extensa e envolveu oferta de qualificação profissional e empreendedora através do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), assim como atendimentos ao CredSalvador – programa municipal de microcrédito de apoio a pequenos negócios. Foi montado no local um balcão da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) para dar orientações ao público sobre as relações consumeristas.
Também foram realizadas diversas ações educativas e, dentre elas, uma oficina de educação menstrual e mobilização contra o abuso sexual infantojuvenil para promover a conscientização de jovens e adultos a respeito do tema. Quem visitou a feira de serviços se deparou com a Kombi da Caravana Mata Atlântica, que distribuiu mudas de plantas remanescentes da Mata Atlântica e orientações sobre o plantio e conservação de diversas espécies.
Por fim, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve com uma equipe de engenharia para realizar vistorias em imóveis a fim de identificar eventuais riscos estruturais. Um posto avançado do órgão foi colocado à disposição para receber solicitações e efetuar cadastro socioeconômico.
Equipes de campanhas educativas distribuíram panfletos e orientaram os transeuntes sobre situações emergenciais que podem ser remetidas ao telefone 199, assim como a importância da adoção de cuidados diários para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
Foto: Betto Jr./Secom