Na primeira reunião do PT, sindicalistas da aliada CUT e líderes da Igreja Católica no DF, para reaproximar Lula da Silva dos religiosos, o grupo convidou lideranças de cidades satélites como Águas Claras e Taguatinga, grandes colégios eleitorais. Alguns catequistas apenas compareceram. “O objetivo é organizar um grande Ato para agosto e com a presença do Lula e lideranças leigas e eclesiásticas”, diz um dos organizadores.
Fezes
Bomba caseira com fezes explode em evento público com Lula no Rio. Também usaram fezes para atingir carro de juiz que determinou a prisão do ex-ministro da Educação . Certa parcela da população, portanto, resolveu coagir usando a linguagem daquilo que parece fartar em suas mentes: excrementos.
Novo tempo
O pré-candidato a governador João Roma (PL) destacou que Feira de Santana começa a experimentar uma nova era com a chegada de investimentos e obras estruturantes, como a duplicação do Rodoanel, iniciadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas, para melhorar o cenário para quem produz, Roma reiterou, em almoço com empresários locais, a necessidade de a Bahia reduzir impostos para alavancar o setor produtivo. “O governo tem que mudar essa lógica e cobrar menos impostos para que a Bahia seja mais competitiva e as pessoas possam empreender”, disse Roma, que criticou o governador Rui Costa por ter ingressado no STF para barrar a lei que reduz ICMS sobre combustíveis.
Qualquer presidente
O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) voltou a dizer nesta sexta-feira (8) que, se vencer as eleições de outubro, governará independentemente de quem seja o presidente da República. “Um presidente da República, quando enxerga um governador competente, respeita, não interessa o partido porque aquele governador ali está respaldado pelo povo”, declarou o ex-prefeito de Salvador, em vídeo publicado no Instagram. Neto tem evitado tomar partido na polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República. Ele disse que construíra pontes para dialogar com o presidente eleito em outubro.
Ingrato
O prefeito Tarcísio Pedreira (Solidariedade), de São Gonçalo dos Campos, criticou o deputado federal João Roma (PL). “Em 2018, larguei a minha profissão por um tempo e fui pedir voto. O povo de São Gonçalo dos Campos deu, sem conhecê-lo, 1,4 mil votos a João Roma. E ele veio aqui, no máximo, duas vezes”, discursou Tarcísio Pedreira. O discurso de Pedreira ocorreu durante agenda de ACM Neto na cidade.
Chapa
O pré-candidato a governador João Roma (PL) pode ter mais uma médica em sua chapa. O presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB) na Bahia, Vanderlei Santos, indicou a médica Leonídia Umbelina para ser candidata a vice-governadora na chapa de Roma. Caso a concretização se concretize, a médica feirense chegará com a segunda representante da categoria na chapa de Roma, que já tem a médica e ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares (PL), como pré-candidata a senadora.
Perfil
Leonídia Umbelina foi enfermeira por 30 anos e atuou em Feira de Santana e agora é médica recém-formada. Assim como Raíssa, Leonídia é evangélica e conta com o apoio da Frente Evangélica Brasileira. Também tem chances de ser indicada para a vice de João Roma a ex-vereadora de Salvador, Lorena Brandão. A majoritária do pré-candidato bolsonarista deve ser definida até o final de julho.
O inferno na Bahia (II)
Ora, nada menos que 391 cidades baianas possuem uma população menor que o número total destas mortes violentas. O motivo desta violência é o aumento da criminalidade associado à expansão das facções pelo território baiano. Salvador e RMS que o digam!
Olha a covid aí, gente!
Apenas um entre inúmeros exemplos: os números de Covid-19 em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, escalaram após os festejos juninos. A cidade que registrava 55 casos ativos, aqueles que infectam outras pessoas, no dia 21 de junho passou a 999 no último dia 4.
Impressiona a passividade da mídia diante desse recrudescimento, inclusive com superlotação de UTIs…
Desnutrição
De um lado, milhões de pessoas na miséria total, sem dinheiro para comida. Do outro, um número ainda maior que tem renda insuficiente para uma cesta básica. Desta forma, grande parte da população está faminta ou subnutrida. As fontes básicas de proteínas, como leite, carne bovina, frango e ovos aumentaram escandalosamente de preço. E não se vê possibilidade de redução.
Violência na Amazônia
Uma terra de ninguém, ou melhor, do crime organizado: o mesmo estudo recentemente publicado sobre a violência no país constata que a Amazônia tem 13 das 20 cidades mais violentas do Brasil.
Afinidades
O pré-candidato à Presidência pelo PROS, Pablo Marçal, se reuniu com o pre-candidato do União Brasil, Luciano Bivar, com quem tem afinidades de propostas. Vislumbra-se uma vindoura afinidade eleitoral entre ambos, nos debates na TV e na propaganda eleitoral, mesmo em palanques diferentes. Entre eles, a ideia de implantar o imposto único foi a que mais convergiu no papo. E críticas a Lula da Silva e Jair Bolsonaro.