A batalha das mulheres pela ocupação de espaços e posições na sociedade é uma luta constante e busca oportunidade, respeito e igualdade. Principalmente quando se trata do âmbito profissional e de carreira, o gênero feminino encontra grandes desafios para conquistar respeito e confiança em sua competência naquilo que executa. Com muito esforço e dedicação, aos poucos as mulheres estão destruindo todos os preconceitos e muros que impedem uma mulher de ser quem ela é e de ocupar uma posição de destaque no mundo do empreendedorismo. Uma área de crescenterepresentatividade feminina.
As mulheres com todas as suas dificuldades têm feito a diferença no mundo dos negócios e, mesmo com passos de formiga, estão conquistando seu espaço nas mais diversas áreas com diferentes papéis e vivências.
É o caso de Juranildes Araújo, empresária do seguimento de perfumaria e outros, Presidente do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio) e 3ª Vice-Presidente da Fecomércio-Bahia. Única mulher ocupando um cargo na diretória da entidade.
A matense começou a trabalhar cedo em uma empresa no Polo Petroquímico de Camaçari. Ela não se sentia satisfeita e foi em busca de algo diferente, mudou de área e há 40 anos se dedica ao empreendedorismo.
Juranildes Araújo é exemplo de mulher que acredita na inclusão e, seu inconformismo e vontade de encontrar soluções, com seu olhar maternal e empatia, consegue empreender, gerar lucro, mas, principalmente fazer a diferença do ponto de vista social.
“Enquanto mulheres, devemos lutar para garantir nossos espaços, mostrar nossa competência e fazer com que, cada vez menos, o gênero que ocupa o poder seja relevante. A mulher ainda encontra algumas barreiras em um universo masculino, mas isso está mudando. Com competência, criatividade e muita persistência não há limites. Amo o que faço e a cada novo desafio me torno melhor e mais forte”, afirmou Juranildes Araújo.
Além de Juranildes, outras mulheres estão transformando o cenário empresarial na Região Metropolitana de Salvador (RMS).