A Rua dos Adobes, uma das principais vias do bairro de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico, ganhou nova pavimentação e drenagem após obras realizadas pela Prefeitura. A cerimônia de entrega ocorreu nesta sexta-feira (1º), com as presenças do prefeito Bruno Reis e demais gestores municipais.
Um dos trechos que receberá o cortejo da celebração dos 199 anos da Independência do Brasil na Bahia, neste sábado (2), a via possui 950 metros de extensão e integra as ações de infraestrutura voltadas para a conservação e preservação do Centro Histórico de Salvador. A obra contou com investimento de R$1,6 milhão, oriundos dos cofres municipais.
Durante a entrega, o prefeito celebrou o fato de a obra garantir melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. ” Esta obra que aqui entregamos chega para resolver um problema histórico dessa região da cidade. Além disso, ainda nesta manhã, estamos entregando toda a iluminação em LED do Centro Histórico”, declarou Bruno Reis.
O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda que, nos últimos 18 meses, a região tem sido foco de diversas obras na região, que possui um rico patrimônio histórico e natural. Dentre elas estão a construção da Praça do Aquidabã, em andamento; a recuperação do Túnel Américo Simas, que liga o Aquidabã ao Comércio; a instalação da nova sede do Conselho Tutelar da Barroquinha e a instalação do Museu do Mar Aleixo Belov, que contou com apoio do projeto Revitalizar.
“Nos últimos nove anos, a administração municipal foi quem mais trabalhou por esta área da cidade, buscando conservar e, acima de tudo, apoiar a geração de emprego e renda. Assim, pudemos aumentar a autoestima, tornando a cidade mais ativa e alegre”, completou o prefeito.
O empresário Caio Pastore, de 40 anos, lembra da dificuldade em viver e empreender no bairro, devido aos constantes alagamentos que travavam a mobilidade da rua. “Isso aqui vivia alagado, os carros paravam o tempo todo, o transporte público tinha acesso ruim, a água invadia as casas. Era um transtorno. Buracos nas ruas, passeios irregulares. Mas, depois da obra, a melhoria foi 100%”.
De acordo com o superintendente de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro, a obra responde a um anseio antigo da população, garantindo mobilidade e bem-estar a todos que circulam pela via. “É uma importante obra de infraestrutura, onde foi necessária a colocação de cerca 500 metros de tubulação para melhorar a drenagem, solucionando a questão dos alagamentos, além da requalificação asfáltica, com colocação de meio-fio em granito. Hoje, com a incidência das chuvas, percebemos que o trabalho foi bem executado”, avaliou.