Mais uma Câmara Municipal baiana aprovou o pagamento do 13ª salário para vereadores. Desta vez, quem seguiu a moda foi a Casa Legislativa de Palmas de Monte Alto, sudoeste da Bahia. A aprovação vai implicar em uma despesa de quase R$ 84 mil aos cofres públicos. Atualmente o salário de vereador na cidade é de R$ 7.596,67. Nada mal!
Tiro no pé
O Marketing do PT deu um tiro no pé em peça de campanha nas redes sociais que diz: “Com Bolsonaro a corrupção voltou”. Então havia corrupção antes de Bolsonaro, como acusa o atual presidente? Passa a impressão de que alternância de poder no Brasil então é troca de gangue, diante das denúncias no atual.
Bolsoneto
O desencontro dos caciques do PT desmobilizou a base para Lula na Bahia, e Bolsonaro encontrou brecha para crescer. Com um apoio inesperado. ACM Neto (UB), que disputará o governo do Estado, não quer aparecer com o presidente, mas deve liberar prefeitos e vereadores da coalizão para pedir voto casado: será o voto ‘Bolsoneto’.
Sem palanque
O vice-governador João Leão, pré-candidato ao Senado, disse que não vai sustentar nomes de pré-candidatos à presidência em sua pré-campanha. “Eu não quero ter a tarja de ser o senador de Moro, nem de Bolsonaro, Ciro Gomes ou de Lula. Eu quero ser o senador do povo da Bahia, meu compromisso, ao lado de ACM Neto, será sempre com o povo baiano”, declarou Leão.
Liberou
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) rejeitou pedido de liminar em mandado de segurança impetrado pelo PT para suspender comícios e carreatas promovidas pelos pré-candidatos ao governo ACM Neto (União Brasil) e ao Senado, João Leão (PP), com posterior postagem em redes sociais, nos municípios de Santanópolis, Ouriçangas, Aramari, Poções, Planalto e Boa Nova.
Apoio
O pré-candidato ao governo da Bahia ACM Neto tem o apoio de 76,9% dos prefeitos da Região Metropolitana de Salvador. Na última semana, migraram para a base aliada do ex-prefeito de Salvador os gestores de Candeias, Dr. Pitágoras, e de São Francisco do Conde, Antônio Calmon. O grupo de apoio ao pré-candidato do União Brasil também conta com os prefeitos de Vera Cruz, Mata de São João, Salvador, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Dias D’Ávila, Camaçari e Itaparica.
Coordenação
Na reunião em que bateu o martelo sobre a escolha do publicitário baiano Sidônio Palmeira para cuidar da sua estratégia de marketing, o ex-presidente Lula também anunciou a entrada do senador Jaques Wagner (PT) e do líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), para a coordenação da campanha.
Bancada (Eduardo Bolsonaro)
Em sua passagem pela Bahia, na semana passada, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) revelou que a prioridade do seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL), é eleger uma bancada forte de parlamentares, especialmente ao Senado, onde acredita que é possível conter, segundo ele, os abusos praticados pela Supremo Tribunal Federal (STF) no país.
Chumbo Trocado
Os pré-candidatos do PT e do União Brasil ao governo do Estado, Jerônimo Rodrigues e ACM Neto, respectivamente, têm aumentado o tom nas críticas que fazem um ao outro sempre que podem, em entrevistas, em discursos ou em comentários nas redes sociais. Eles parecem esquecer, até o momento, do pré-candidato do PL ao Palácio de Ondina, o ex-ministro da Cidadania João Roma. Roma, como todos sabem, tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). E, desde a redemocratização, a polarização nacional tem reflexo direto com os governadores eleitos na Bahia. Se Jerônimo é apoiado por Lula (PT) e Roma tem o apoio bolsonarista, o que sobra para Neto, já que a Terceira Via teme em não querer decolar?
Biografia
Membro da coordenação da pré-campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Jaques Wagner (PT) criticou o ex-presidente Michel Temer (MDB), que prefere apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno contra o petista. Temer tem dito que, confirmado o cenário de disputa entre Lula e Bolsonaro na etapa final de votação, preferiria o atual presidente, por dois motivos. O principal, porque o petista já prometeu reverter reformas do governo Temer, como a trabalhista e o teto de gastos.
Sem importância
Com as declarações, o deputado bolsonarista deixou claro que a disputa aos governos estaduais, apesar de sua importância para os palanques nos Estados para o próprio presidente, está longe de ser uma preocupação para ele porque, como disse o filho, o mais importante é garantir o avanço das pautas bolsonaristas no Congresso e conter o STF no Senado.
Participação (Otto Alencar)
O senador Otto Alencar (PSD), que disputará a reeleição ao Senado Federal na chapa dos pré-candidatos a governador, Jerônimo Rodrigues (PT), e a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), destacou a coragem de Jerônimo e a participação que o ex-secretário estadual da Educação e do Desenvolvimento Rural teve na gestão de Rui Costa no governo do Estado.
Ironia
As declarações de Otto foram ironizadas pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Sandro Régis (UB). “De fato, muito do que Rui fez tem as mãos de Jerônimo, como deixar a Bahia com o título de pior educação do país, além de ter o maior número de analfabetos do Brasil”, escreveu Régis, também ontem, em sua página no Twitter.
Na base
O partido Trabalhista Cristão (PTC) desde março passou a se chamar Agir. A mudança aprovada na Convenção Nacional foi referendada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e agora o objetivo é legalizar o partido em todos os municípios e também criar novos diretórios no interior. O Agir diz que nasce na base do governo da Bahia e que vai continuar ao lado de Rui apoiando a candidatura Jerônimo Rodrigues.
Padrinhos (ACM Neto)
O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) afirmou, durante evento em Poções, que seus padrinhos são os mais de 10 milhões de eleitores baianos. Neto também disse que tem pré-candidato ao governo que fala mais do padrinho político do que de si ou de suas propostas. “Tem pré-candidato ao governo da Bahia que fala mais de padrinho político do que de si ou de propostas”, disse.
Via Ciro
A aproximação de Ciro Gomes (PDT-CE) com o União Brasil e setores do MDB congestionou a terceira via. Antes refratário ao grupo – formado também pelo PSDB e Cidadania -, Ciro agora conversa com caciques das quatro legendas. Recente pesquisa BTG mostra que ele lidera numa eventual candidatura única, com 14% das intenções de voto.
1º de Maio
As redes sociais bolsonaristas estão agitadas com a convocação de uma “grande manifestação” no dia 1º de maio contra o STF. O Movimento B22 (Bolsonaro 22) difunde vídeos defendendo o impeachment de Alexandre de Moraes e levanta a bandeira de que “essa será a pauta única do Dia do Trabalhador”.
Cabresto
Um politico antigo do então DEMOCRATAS anda a dizer que vai pagar pra ver quanto tempo durará a lua de mel entre Marcelo Nilo e ACM Neto. Conhecedor do temperamento de Neto – a quem ele acha ser pior que o do avô, somado ao jeito raivoso de Nilo, que não está acostumado com esporro. Nilo quando for contrariado pode ter que provar do próprio veneno que andava a destilar nos últimos anos: “Carlista não pensa, obedece”.