O deputado Jurandy Oliveira (PSB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que libera o pagamento via PIX nas praças de pedágio da Bahia.
“As empresas concessionárias responsáveis pela administração ou exploração de pedágios em rodovias na Bahia devem facultar ao usuário, como forma de pagamento da tarifa, a utilização de PIX pagamentos instantâneos autorizados pelo Banco Central do Brasil”, explicou o parlamentar, ao justificar a proposta.
De acordo com ele, os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Espírito Santo já implementaram o PIX em suas praças de pedágio.
O pagamento funciona da seguinte forma: o arrecadador apresenta o QR Code ao motorista e o condutor acessa-o por meio do seu aplicativo bancário no celular. Após digitar a senha e concluir a transferência do valor, o motorista recebe seu comprovante e já pode seguir viagem. A transação por meio desta tecnologia leva, em média, 10 segundos, de acordo com a Ecovias do Cerrado.
“A ampliação das formas de pagamento será benéfica a todos, uma vez que a segurança vai aumentar com a redução de dinheiro em espécie nas praças e facilitará o acesso do consumidor a seus serviços, estimulando a demanda”, afirmou o deputado.
Além disso, acrescentou ele, o usuário da rodovia poderá se livrar do incômodo de levar e manusear dinheiro vivo, no valor necessário para seus deslocamentos, além de esperar em longas filas.