Estrela ascendente do governismo estadual, Geraldo Jr. (MDB) está se convertendo no queridinho dos principais líderes do petismo, em especial o senador Jaques Wagner (PT) e o governador Rui Costa (PT). Os dois dizem a todos que lamentam não terem percebido antes o ‘talento’ do vereador para animar platéias, fazer amigos e, claro, conquistar votos.
Apoio (ACM Neto)
O prefeito de Jandaíra, Adilson Leite (Avante), declarou apoio ao projeto eleitoral de ACM Neto ao governo da Bahia. Neto visitou o distrito de Coqueiro, em Jandaíra, no último sábado (09). O Avante, partido de Leite, compõe a base do atual governo. Entretanto, o prefeito de Jandaíra já garantiu que vai caminhar ao lado de Neto nas Eleições de 2022.
Recuperação
Pai do Auxílio Brasil, o ex-ministro da Cidadania e pré-candidato a governador da Bahia, deputado federal João Roma, destacou a necessidade de a Bahia retomar seu protagonismo nacional em pronunciamento durante o lançamento da pedra fundamental do distrito industrial de Cruz das Almas. “Não dá para ver o Brasil seguindo em frente e o governo da Bahia remando pro lado. Perdemos peso na economia nacional”, afirmou ele, lembrando que hoje Santa Catarina tem o PIB maior que o baiano, e outros estados, a exemplo de Goiás, Pernambuco e Ceará, se aproximam.
Majoritária
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) disse, ontem,(10) que está motivada com o crescimento e adesão ao nome do pré-candidato a governador Jerônimo Rodrigues na Bahia. A parlamentar esteve presente nos encontros regionais em Irecê e Seabra neste fim de semana, junto com os integrantes da chapa majoritária que inclui Geraldo Jr como vice e Otto Alencar para o Senado. “Jerônimo e Geraldinho estão encantando o povo da Bahia. É uma chapa leve, que vai dar continuidade ao trabalho muito bem avaliado do governador Rui Costa”, disse.
Promessa
Pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil) se comprometeu a construir a estrada que ligará a BA-504, na cidade de Aramari, até a BR-101 caso seja eleito nas Eleições de 2022. O ex-prefeito de Salvador fez questão de enfatizar que a construção da rodovia pode impactar diretamente na geração de emprego e renda para Aramari e toda a região, uma vez que vai possibilitar a instalação de indústrias em terreno desapropriado pela Prefeitura Municipal, que já garantiu incentivos para instalação de empresas na área.
Pré-campanha
“Essa pré-campanha está me dando cheiro de vitória, meus bonitões e bonitonas”. A declaração foi do vice-governador João Leão (PP), pré-candidato ao Senado na chapa de ACM Neto, em encontro político em Araçás. Além de Neto, o evento contou com a presença do prefeito Agamenon Coelho (UB) e de lideranças políticas da região.
Alerta no PT
Os desgastes das recentes declarações de Lula e a ligeira recuperação da popularidade de Jair Bolsonaro e do governo dele colocaram petistas em sinal de alerta, informa o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”. Projeções internas do partido, segundo aliados do ex-presidente, mostram que Bolsonaro e Lula podem empatar nas pesquisas às vésperas do 1º turno das eleições. Diante desse cenário, integrantes do PT começam a avaliar a necessidade de alterar a estratégia de campanha que mirava conquistar os eleitores pelo bolso.
Articulador
Presidente nacional do PSD, o ex-prefeito Gilberto Kassab amarga revezes para lançar candidato à Presidência da República, mas não se pode negar que sua articulação tem fortalecido o PSD nos Estados. O mais ‘mineiro’ dos paulistanos trabalha chapas nos maiores colégios eleitorais, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia. O PSD pode eleger bancadas fortes por onde passam canetas de governadores e presidente.
Negativas
Kassab recebeu três negativas – de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Paulo Hartung (Sem partido) -, mas insiste na busca de um nome para a disputa presidencial.
Consórcio
O PL e o Republicanos travam disputa para indicar o vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro. Os partidos compõem consórcio na base com o Progressistas.
Equação
A equação é simples: quem tiver a vice indica ministérios em eventual novo governo. o general Braga Netto (PL) encontra oposição discreta do Republicanos, patrocinada pela forte bancada evangélica.
Tebet favorita
Simone Tebet (MDB-MS) ganhou força para encabeçar a candidatura presidencial da terceira via. Mas não convence a ala veterana do partido que já fechou apoio a Lula.