Em janeiro de 2021 foi dado início a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, através de recursos do Comitê da Bacia do São Francisco, no qual o município de Urandi faz parte.
O Plano foi construído pela empresa Seletiva com metodologia democrática e participativa envolvendo a população de todas as regiões do município (sede e zona rural).
É através desse Plano que o município planeja objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para o estabelecimento e propagação do acesso aos serviços de saneamento básico pela população.
Nesta quarta-feira (06/04), a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretário Antônio Marcos Dias Alves, Vereador e Presidente da Câmara Municipal Mateus Silveira e o Prefeito Warlei Oliveira participaram da solenidade de entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico pela empresa Seletiva.
Colocando assim o município de URANDI no rol dos poucos municípios brasileiros com Plano de Saneamento Básico pronto.
A próxima etapa é o Executivo Municipal enviar para apreciação e aprovação da Câmara Municipal para converter em Lei Municipal.
A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico é um requisito para aquisição de verbas para obras de saneamento. Ele deve ser elaborado por todas as prefeituras municipais do país e aprovado pelo Governo Federal para que as prefeituras possam receber essas verbas.
O plano abrange quatro áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas. E ainda deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.
Foto: CHUCK FOTOS