Na Bahia, a estratégia nacional do presidente da República Bolsonaro de dividir políticos entre os partidos PL e Republicanos está sendo mantida na Bahia. Recém-filiado ao PL, Bolsonaro vê na divisão entre duas siglas a chance de eleger mais apoiadores nos estados. Um dos exemplos da tática é a filiação da fundadora da Tidelli Outdoor Living, a empresária Tati Mandelli que escolheu se filiar ao Republicanos em vez do PL na Bahia para ter uma candidatura mais competitiva à uma cadeira na Câmara dos Deputados.
“Grandes tarefas”
Presidenciável do PDT, Ciro Gomes afirmou, em vídeo, que a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que é do mesmo partido, “vai cumprir grandes tarefas por Salvador, pela Bahia e pelo Brasil”. “Pouca gente eu vi com a vocação para servir ao povo como vi em você, na questão técnica, na capacidade”, disse o ex-governador do Ceará, classificando ainda Ana Paula como uma liderança política importante do Brasil e do PDT. O vídeo foi gravado por Ciro ao lado da própria vice-prefeita da capital, durante um encontro entre os dois em São Paulo. Ana Paula já foi convidada pelo PDT para ser candidata nas eleições deste ano, mas recusou.
Lula x PT
O ex-presidente Lula vai adotar a mesma postura de 2002 – quando emplacou o então senador José Alencar na sua vice -, para dirimir as resistências internas no PT ao nome do ex-tucano Geraldo Alckmin. À época, Lula enfrentou a ira da ala radical petista que criticava o fato de Alencar ser empresário e pertencer ao PL, partido com o qual o PT nunca se coligara. Lula venceu o embate interno e Alencar garantiu a estabilidade nos dois governos do petista. Os focos anti-Alckmin no PT estão identificados e o ex-presidente tem bradado, como em 2002, que divergências não podem ser maiores que o desafio de vencer Bolsonaro.
Genoino e Falcão
Os críticos mais contundentes à chapa Lula-Alckmin são dois ex-presidentes do PT: o ex-deputado José Genoino e o deputado federal Rui Falcão (SP).
“Esperança”
Para grão-petistas, o discurso de Alckmin, durante a filiação ao PSB, no qual disse que Lula é “esperança”, já minimizou a resistência de parte da ala radical petista.
MDB
O MDB retomou as conversações com o governo com vistas a um possível apoio ao candidato do PT ao governo, Jerônimo Rodrigues. As tratativas teriam iniciado há uma semana, após, portanto, a chegada do PP na campanha de ACM Neto (DEM), o que teria diminuído o poder de fogo dos emedebistas para negociar com o democrata. O MDB quer filiar pelo menos dois candidatos à Câmara dos Deputados, sua principal meta para este ano eleitoral na Bahia: apostas em Fábio Villas Boas, ex-secretário estadual de Saúde, e o deputado federal Uldurico Jr., que deve deixar o PROS.
Alfinetada 1
O deputado estadual Luiz Augusto (PP) rebateu as críticas de deputados petistas ao vice-governador João Leão, presidente do Progressistas Bahia. “O PT na Bahia detesta a verdade e adora narrativas, sobretudo, para justificar a atitude desrespeitosa que teve com Leão, um parceiro de 14 anos”.
Alfinetada 2
O parlamentar recordou ainda que nas eleições de 2010, 2014 e 2018 o PP conquistou autonomia e, mesmo o diretório nacional apoiando outras correntes políticas, na Bahia a sigla marchou com o PT. “Nessas ocasiões os petistas aplaudiram. Agora, em 2022, também, de forma independente, iríamos estar ao lado do grupo governista. Então, não mudamos, escolhemos um novo caminho voltado para a Bahia, pois tínhamos um compromisso político com uma aliança que não foi respeitada. O PT quebrou a aliança, desrespeitou o acordo e isto toda a Bahia sabe. O resto é narrativa”, disparou.
‘Vitória certa’
O prefeito de Jequié e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá (PP), defende que é hora de o PT virar a página sobre a questão do rompimento com o Progressistas na Bahia sob pena de sair desgastado. O prefeito salienta que, apesar de versões em contrário, o traidor na história é o petismo baiano. “Se for avaliar, quem foi traído foi o PP”, disse Cocá. Cocá também acredita que somente um castigo tira a vitória do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato do União Brasil ao governo estadual, ACM Neto. O progressista aposta em vitória de Neto em primeiro turno; quanto à disputa entre João Leão e Otto Alencar (PSD) pelo Senado, aposta em vitória do líder do PP no Estado, mas em uma eleição muito mais disputada que a disputa pelo Palácio de Ondina.
Ataque fatal
Depois que o ex-deputado federal e dirigente do PP Jabes Ribeiro divulgou no sábado à noite em suas redes sociais uma foto mostrando o vice-governador João Leão, o governador Rui Costa (PT) e o ex-presidente Lula no Instituto Lula, no dia 16 de fevereiro, para comprovar que houve um acordo entre eles pelo qual o petista deixaria o governo para o progressista, estima-se que o bate-boca entre eles encerre.
“Narrativas”
Como disse ontem um importante quadro do PP, com fotos não se sustentam ‘narrativas’ de que o PP traiu ou não teria sido grato com os governistas. Aliás, eles observam que o fato de João Leão ter aceito de bom grado a vaga ao Senado na chapa de ACM Neto (UB) é uma prova de que não estava disposto a esfolar ninguém, apenas em busca do espaço que considera merecedor na política baiana.
Ele sabe
Um deputado da base governista dizia ontem não saber porque o governo tem mirado em João Leão, desconsiderando os 11 anos de convivência com o político progressista, sempre em cargos importantes da administração, que fazem dele um verdadeiro tesouro de informações sobre o período e os últimos verões. Pelo visto, estão cutucando o leão com vara curta…
Rebatida
O deputado federal Cacá Leão (PP) chamou o secretário de Relações Institucionais do governo, Luiz Caetano, de “sonhador” após o petista afirmar que “70 prefeitos do PP” apoiariam a candidadura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia. “Não participou do processo, tem falado bobagem sobre o rompimento e agora anda fantasiando sobre nossos prefeitos”, disse o parlamentar do Progressistas. “Foram desrespeitosos com Leão e o PP, não cumpriram com a palavra e agora estão criando narrativas. O secretário é um sonhador. Se acha que tem esse número de apoios dos nossos prefeitos vai ter uma grande decepção”, acrescentou.
Espiões
Petistas estão certos de que há espiões seguindo-os em agendas públicas. Suspeitam de agentes da ABIN disfarçados de militantes do partido. Isso explicaria vídeos esporádicos que circulam por whatsapp que constrangem Lula, e até o ex-senador Lindbergh Farias, em que mexia numa caixa de chicletes – mas insinuam outras coisas.
Baque
O PDT do presidenciável Ciro Gomes teve baque no Maranhão. Numa reviravolta inesperada, a família Lago, que sempre andou de mãos dadas com o partido de Brizola, aderiu em peso ao vice-governador Carlos Brandão, que acaba de se mudar do PSDB para o PSB. A troca de camisas revela desprestígio do senador Weverton Rocha (PDT).
Os Neobolsonaristas
Esposa do ministro João Roma, Roberta será candidata a deputada federal. Vaga almejada por Fabiano Rocha (Republicanos), o midiático intérprete de libras de Bolsonaro.