Determinado a liderar a campanha contra o candidato do DEM ao governo, ACM Neto (UB), o governador Rui Costa (PT) tem aproveitado os eventos no interior para atacar o adversário. Em discurso em Gandu, voltou a criticar o pré-candidato do União Brasil ao governo do estado, ACM Neto, associando o ex-prefeito de Salvador a um “modelo antigo” de fazer política. “[Gente] que faz chantagem política para empregar pessoas ou para chantagear atendimento”, disse o governador, que recebeu o apoio do prefeito local, Léo de Neco, do PP, que manifestou apoio a Jerônimo Rodrigues, pré-candidato petista ao governo estadual. O problema é que enquanto Rui fala, Jerônimo não abre a boca.
Degola
O governo estadual deflagrou a degola dos cargos do PP, que rompeu com o PP para apoiar a candidatura de ACM Neto (DEM) à sucessão estadual. Foram duas páginas do Diário Oficial com a lista de indicados pelo partido nas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Recursos Hídricos. Entre os sobrenomes famosos que dançaram na guilhotina do governo estão Ena Vilma Negromonte, Jabes Ribeiro Jr., Jadson Ribeiro e Marcelo Cajado Sampaio.
Sábado que vem…
Aliás, a propósito das degolas de ontem, os petistas dizem que o pessoal do PP não perde por esperar porque na semana que vem vai sair a lista dos nomeados pelo partido na secretaria estadual de Planejamento, que era ocupada pessoalmente pelo vice-governador João Leão, cacique da legenda no Estado que vai concorrer a vice na chapa de ACM Neto (DEM).
Único
Enquanto os petistas disseminam a ideia de que João Leão e todo o PP não passam de traidores, por causa do apoio a ACM Neto, candidato do União Brasil ao governo, os adversários repassam vídeos e memes dizendo que o único Jerônimo que eles conhecem é o cantor de “É D´Oxum”, numa referência a Jerônimo Rodrigues, nome do PT a governador.
Avaliação
Um petista procurou a coluna para dizer que, em sua avaliação, há um equívoco das forças progressistas e, especialmente, petistas da Bahia em achar que Lula pode tudo, inclusive, eleger quem ele quiser ao governo baiano. Segundo ele, quem pensa desta forma esquece que os tempos mudaram, o presidente Jair Bolsonaro (PL) está vivo, o prestígio de Lula decaiu e que hoje ele não pode mais estar puxando mas precisa também ser “empurrado e puxado”.
Indenização
O engenheiro Zuleido Veras, dono da construtora baiana Gautama e alvo da operação Lava Jato, exige ressarcimento pelo que perdeu e pelo que alega ter deixado de ganhar. São R$ 50 milhões apenas por danos morais. Ele foi acusado de corrupção e fraudes em obras públicas, provocando um prejuízo aos cofres públicos calculado em 350 milhões de reais. O empresário respondeu a quarenta processos, mas ficou livre de condenações. A informação é da “Veja”.
Vice I
O pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), agora terá a missão de conciliar os interesses da base aliada e escolher um vice para a chapa. Dois possíveis nomes despontam como favoritos, por ora: o deputado federal Marcelo Nilo (Sem Partido) e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB). Segundo Neto, “essa é uma definição que pode ou não acontecer até o dia 2 de abril, que é o prazo final das filiações partidárias”. “Assim como eu disse que Zé Ronaldo poderia ter, Marcelo também poderia ter. É um dos nomes que estão sendo analisados nesse momento. Marcelo é uma figura que tem larga experiência política, foi por dez anos presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, diga se de passagem, sempre militou no campo político oposto ao meu”, declarou ontem, em entrevista à Rádio Sociedade.
Vice II
O herdeiro carlista ainda confirmou os rumores de que Nilo rompeu com o grupo do governador Rui Costa (PT) por conta da perspectiva de ser candidato ao Senado. “Marcelo tinha, inicialmente, um projeto de ser candidato ao senado da república, ele não escondeu isso de ninguém, mas quando nós demos início a articulação para a vinda de João Leão para o nosso grupo, e que confirmamos a pré-candidatura de João Leão ao senado federal, previamente Marcelo foi consultado, foi conversado”, garantiu.
Dia do Fico
O deputado federal e presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Jr, garantiu que permanecerá na base do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), após as especulações de que ele poderia retornar à base do governador Rui Costa (PT). “Perguntaram se nós do PDT ficaremos na base do ex-prefeito ACM Neto, respondo tranquilamente e com sinceridade, continuamos na base e conversando com Neto e não existe um só motivo para que este curso seja desviado”, declarou o pedetista. Ele completou: “o espaço deixado pelo PP e as páginas do DO não nos interessam, não somos fisiológicos, somos ideológicos, queremos compromisso sério com a educação e a tolerância zero para a criminalidade”.
Novo presidente
O ex-chefe de gabinete do ministro João Roma (Cidadania), Vitor Azevedo, assumiu a presidência do PL na Bahia. O mandato, conforme composição partidária publicada nesta quarta-feira (23), será até 10 de fevereiro de 2024. Azevedo é também pré-candidato a deputado estadual. A assunção de Vitor Azevedo ao comando do PL na Bahia é um indício forte da filiação do ministro João Roma à sigla. A atual sigla de Roma, o Republicanos, tende a apoiar a candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo estadual, posto que Roma, ex-assessor de Neto, também pretende disputar para garantir palanque ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Filiação 1
O Republicanos, na quarta-feira (23), recebeu a filiação do deputado federal Alex Santana, que saiu do PDT por conta de sua relação com o presidente Jair Bolsonaro. Na Bahia, entretanto, o ex-pedetista deve apoiar a candidatura de ACM Neto ao governo estadual. Nos bastidores, a filiação de Santana ao Republicanos é vista como uma confirmação do apoio da sigla a Neto.
Filiação 2
O ex-deputado federal Benito Gama anunciou, na tarde de quarta-feira (23), a sua filiação ao PP. Ele também informou que tentará retornar à Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. “Filiei-me hoje ao PP – Partido Progressista – para continuar a minha história e militância política na Bahia e no Brasil. Reencontrei grandes amigos e companheiros como nosso vice governador e próximo Senador João Leão, presidente do partido. Sou pré-candidato a deputado federal e apoio ACM Neto para Governador da Bahia”, escreveu Gama, no Instagram.
Lançamento
O lançamento da candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo do Estado com a presença do ex-presidente Lula (PT) será realizado na próxima quinta-feira (31), em local fechado, no Wet’n Wild, na capital baiana. Haverá permissão de público no local. A capacidade máxima do evento será de até 3 mil pessoas. Lula também vem à Bahia para fortalecer seu palanque eleitoral no Estado. Será apresentada também a pré-candidatura de Otto Alencar (PSD) à reeleição ao Senado.
Emparedado
Grão-tucanos decidiram emparedar Eduardo Leite para que ele não deixe o PSDB. Lembram que o governador verbalizou, nas prévias, que ficaria no partido mesmo que fosse derrotado.
No PSB
Escolhida pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para representar as mulheres do partido no ato de filiação de Geraldo Alckmin, em Brasília, a deputada federal Lídice da Mata afirmou que vê com muita alegria a chegada do do ex-governador de São Paulo à legenda socialista. “É preciso que as forças que têm compromisso com a democracia e a inclusão, tendo como base o combate à miséria e o desenvolvimento com sustentabilidade, fazendo uma sociedade que construa a paz e preserve a vida. Temos a tarefa de organizar o PSB e as forças democráticas para construir esse projeto com o presidente Lula, que tem experiência e a capacidade de representar o povo mais sofrido”, discursou a vice-presidente nacional de Assuntos de Gênero do PSB.
Cai, não cai
O ainda ministro da Educação, Milton Ribeiro, está isolado na Esplanada após a revelação do áudio no qual diz priorizar prefeituras ligadas a pastores. Entre os poucos que ainda tentam mantê-lo no cargo está o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o filho Zero Três do presidente, que controla a mãos de ferro o MEC para manutenção da doutrina olavista na pasta.