Das quatro partidas, apenas Fortaleza x Atlético-BA nunca aconteceu; já Botafogo-PB x Náutico, Ceará x CRB e CSA x Sport carregam história na competição, inclusive com jogos eliminatórios
Com clubes de cinco dos nove estados da região, as quartas de final da Copa do Nordeste têm início nesta terça-feira, com um duelo inédito (Fortaleza x Atlético de Alagoinhas) e outros três com muita história na competição: Botafogo-PB x Náutico, CSA x Sport e Ceará x CRB. Com direito a encontros em jogos eliminatórios também em edições anteriores da competição.
Vale lembrar que todas as disputas ocorrem em jogo único, com mando de campo dos times de melhor campanha na primeira fase. Em caso de empate, a classificação será definida nos pênaltis. O clube que avançar garante uma cota de R$ 350 mil.
Confira o retrospecto das partidas:
Botafogo-PB x Náutico
De todos os duelos das quartas de final, esse é o que mais se repetiu ao longo da história da Copa do Nordeste. Ao todo foram 12 jogos, com vantagem do Belo, que soma cinco vitórias, contra três do Timbu. Os alvirrubros, no entanto, possuem a maior goleada do retrospecto, ao aplicar um 8 a 2 na edição de 2002.
No entanto, no único jogo eliminatório, deu Botafogo. Jogando também em casa, em partida única, os paraibanos eliminaram o Náutico na semifinal de 2019, com uma vitória por 2 a 1, em João Pessoa. Na final, a equipe perderia o título para o Fortaleza.
Por sinal, na capital paraibana, a vantagem do Botafogo sobre o Náutico se torna ainda maior, com os pernambucanos só conseguindo vencer uma vez fora de casa: em 2001. Além disso, o máximo que o Timbu conseguiu foram dois empates. Já o Belo soma quatro vitórias, sendo três nos últimos três encontros no Almeidão, pela Copa do Nordeste.
Ceará x CRB
Em nove oportunidades, Ceará e CRB estiveram frente a frente pela Copa do Nordeste. E o equilíbrio dá a tônica do retrospecto, com duas vitórias para cada lado e cinco empates. Porém, o Vozão tem alguns pontos favoráveis no histórico.
O primeiro é que a equipe não perde para o alvirrubro alagoano há oito anos. A última vez foi pela edição de 2014 (o outro triunfo do Galo foi em 2001).
Além disso, o Ceará levou a melhor na única vez que os dois clubes se enfrentaram em um confronto eliminatório. Pelas quartas de final de 2018, que diferente do modelo atual foi disputada em dois jogos, o Alvinegro conseguiu avançar com dois empates, levando vantagem no critério dos gols marcados fora de casa (3 a 3 e 0 a 0).
Para completar o Vozão também tem a seu favor a maior goleada do confronto (5 a 0, em 2014, no Castelão), além de ter vencido no último duelo entre os times (2 a 1, em pleno Rei Pelé).
CSA x Sport
Já CSA e Sport se enfrentaram sete vezes ao longo da Copa do Nordeste. E a vantagem é pernambucana nos confrontos, com quatro vitórias, contra apenas duas dos alagoanos. Ocorreu ainda um empate. O Leão também levou a melhor na única vez que as equipes decidiram vaga em jogos eliminatórios na competição.
Pelas quartas de final de 2014, os rubro-negros venceram o jogo de ida por 2 a 0, na Ilha do Retiro, e ficaram com a vaga após perderem por apenas 1 a 0, no Rei Pelé. Ao final daquela edição, o Sport ainda faturaria o título.
Já nos jogos disputados em Maceió, há equilíbrio, com duas vitórias para cada lado, sendo a última a favor dos pernambucanos: 1 a 0, em 2020. O Leão ainda tem a maior goleada do retrospecto: 6 a 1, em 2000, na Ilha do Retiro.
Fortaleza x Atlético de Alagoinha
Nunca se enfrentaram