Salvador completará 473 anos, no próximo dia 29, com uma programação especial de inaugurações, obras e atividades artísticas e de lazer, promovidas pela Prefeitura. Os detalhes foram apresentados nesta terça-feira (15) pelo prefeito Bruno Reis, ao lado de gestores municipais, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Também estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e demais gestores municipais.
O investimento no pacote de ações será de quase R$1 bilhão, distribuído em diversas áreas. “São obras importantes, editais, inaugurações, entregas e um calendário de eventos, em um conjunto de intervenções para comemorar os festejos de 473 anos de nossa cidade”, ressaltou Bruno Reis.
Dentre as iniciativas estão a licitação para reforma e ampliação de 33 unidades escolares, reconstrução de 11 unidades, e construção de outras seis, em localidades como São Marcos, Ceasa, Cajazeiras e Mané Dendê (Subúrbio). O prefeito anunciou ainda a entrega do Centro de Saúde e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) em Periperi, nova base do Samu na FTC Paralela e ampliação da USF Boca da Mata. Na área de Assistência Social, ocorrerá a entrega do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Federação e reformas dos Conselhos Tutelares Barroquinha, Narandiba e Castelo Branco.
Em relação ao Desenvolvimento Econômico, Bruno Reis destacou a importância da inauguração do Polo de Economia Criativa, para auxiliar na retomada da economia em Salvador neste período pós-pandemia, e a criação do SAC do Empreendedor, que funcionará no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. Na área de Infraestrutura, serão entregues os trechos de orla de Stella Maris e Ipitanga, além da inauguração do parque da Pedra de Xangô, em Cajazeiras, e da segunda etapa da Avenida Milton Santos (ex-Adhemar de Barros).
Também entram na lista de melhorias para a cidade a requalificação do Viaduto Raul Seixas e da ponte sobre o Rio Camurujipe, que irá resolver o problema do trânsito na região do Shopping da Bahia, evitando a retenção de quem vem sentido Bonocô; a drenagem do canal da Rua do Sossego, em Mata Escura, e da bacia de retenção do Rio Paraguari, em Periperi.
Demais iniciativas – “Serão entregues 40 novas praças no período, a maioria delas escolhidas pela população através do Ouvindo Nosso Bairro, maior programa de consulta popular do Brasil. Além disso, o Iluminando Nosso Bairro proporcionará, até o final de abril, que toda a cidade estará iluminada 100% em LED, sendo a primeira capital no mundo com a iluminação modernizada totalmente com recursos próprios. Para as encostas, teremos mais dez geomantas entregues, além de diversas ações de contenção em locais de risco”, assegurou o chefe do Executivo municipal.
No campo cultural, será promovida uma série de ações condizentes com a retomada gradual das manifestações culturais da cidade, neste período que compreende o arrefecimento da pandemia após a normalização concedida pela vacinação em massa na cidade. Dentre outras ações, integram a relação o lançamento do edital Arte Todo Dia e do Encontro Nacional de Bibliotecas Comunitárias.
Na reedição do projeto Bailes da Cidade, haverá apresentação das orquestras populares regidas pelos maestros Fred Dantas, Sérgio Benutti, Paulo Primo, Zeca Freitas e a Orquestra da Câmara de Salvador, com o maestro Ângelo Rafael. Na área esportiva e de lazer, a programação inclui a corrida Salvador 10 Milhas, o Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge, o Festival da Bicicleta, o Pedal Solidário da Cidade e o Fórum Salvador Vai de Bike, além do Domingo no Parque, que corresponde a um dia de atividades especiais para crianças no Parque da Cidade, no Itaigara.
Foto: Betto Jr./Secom