O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, desafiou o ex-juiz federal Sérgio Moro para um debate, após o pré-candidato à Presidência pelo Podemos afirmar, durante entrevista à Rádio Metrópole, que debateria com quaisquer pré-candidatos. O apresentador Mário Kertész, que conduziu a entrevista com Moro, se prontificou a intermediar o debate. “Debato com qualquer um, a qualquer momento, e sou muito mais preparado que qualquer uma dessas pessoas. Tenho certeza disso”, afirmou Sérgio Moro, durante a entrevista a Mário Kertész. Ciro separou esse trecho da fala de Moro e escreveu, no Twitter: “Meu caro Mário Kertész, dê esta oportunidade ao Moro de mostrar que é ‘corajoso e bem preparado’. Organize um debate meu com ele, em seu programa, qualquer dia, de preferência ainda esta semana”.
Chapa pronta
Um manifesto assinado por 80% dos membros dos diretórios municipais do PSOL-BA lançou no último dia (11) os pré-candidatos ao governo do Estado e ao Senado para concorrer nas eleições deste ano. O pré-candidato ao governo do Estado é o membro do diretório nacional e secretário de Comunicação estadual do partido, Kleber Rosa, e o pré-candidato a vice é o militante do partido do município de Alagoinhas, Ronald Mansur.
Troco
As declarações do senador Jaques Wagner (PT) afirmando que “será um final ruim” para Marcelo Nilo (PSB) caso o deputado federal concorra ao Senado na chapa de ACM Neto (DEM) não serão rebatidas pelo parlamentar, que é também coordenador da bancada baiana no Congresso. Ele foi procurado mas disse que preferia não se envolver em polêmica neste momento. Quem conhece o deputado, no entanto, sabe que ele vai dar o troco na primeira oportunidade. Segundo um aliado, Nilo teria ficado decepcionado com a fala de Wagner.
Não é sério!
O senador Randolfe Rodrigues anunciou no Twitter que está protocolando requerimento para a instalação de uma nova CPI da Covid. Desta vez, o senador da Rede quer apurar o atraso na vacinação infantil, a insuficiência de doses de reforço em 2022 e ataques de Jair Bolsonaro aos técnicos da Anvisa, além da “insuficiência da política de testagem e o apagão de dados do Ministério da Saúde”. Decididamente, o senador não sabe fazer outra coisa!
“Integridade”
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), usou suas redes sociais para rebater a entrevista dada pelo ex-juiz Sérgio Moro à Rádio Metrópole. “Sérgio Moro falar de integridade, no programa de Mário Kertz, é piada! Qual a integridade desse rapaz, depois de se desvendar o seu papel para impedir Lula de concorrer às eleições presidenciais?”, questionou Rosemberg em sua conta do Twitter.
Aliados (Jaques Wagner)
Petistas e outros aliados do senador Jaques Wagner (PT) continuam ansiosos para saber que estratégia ele adotará para concorrer ao governo baiano. Dizem que, apesar do interesse em ajudá-lo, se ressentem de uma programação mínina que possa lhes dar oportunidade de participação, a exemplo do que já faz o concorrente ACM Neto (DEM) com seus amigos e apoiadores.
Emergência
A esta altura, governos estaduais e municipais já deveriam estar preparados para manter permanente plantão a fim de atender pacientes da covid-19 e da gripe. A pandemia, especificamente, já mostrou que não dá trégua. Agora nesta quarta onda, deixa claro que foi uma precipitação, no mínimo, desativar leitos e centros de atendimento apostando no “fim” da doença. Raciocinem: a população brasileira, vide o que acontece agora em Salvador, tem que dispor de estruturas permanentes de atendimento. Tem que ter mais gente trabalhando. Tem que ter, enfim, pronto atendimento. Depois desta, virão outras ondas e outras doenças. Não se iludam, senhores.
Letivo
O aumento de casos de covid-19 por causa da variante ômicron levaram países como EUA, França e Inglaterra a fecharem as escolas e retomarem o ensino remoto. No Brasil, o cenário pode ser o mesmo já que o retorno às aulas está previsto para o início do mês de fevereiro. Preocupado, o deputado Bacelar (Podemos) exige do governo federal a elaboração de um plano nacional estruturado, com as principais diretrizes na retomada do ano letivo.
Otimismo
Após a ala conservadora da Bahia, segundo ele, praticamente definir os seus candidatos ao governo do Estado e ao Senado, o vereador de Vitória da Conquista e pré-candidato a deputado federal Ivan Cordeiro (PTB) elogiou a organização e a força que, também na sua opinião, os bolsonaristas estão tendo no estado e garantiu que o resultado das próximas eleições reforçará que a população não quer mais “viver refém do PT e da política antiga”.
Embate
Em meio ao embate entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, parlamentares governistas falam em ressuscitar um projeto que possibilita a exoneração de dirigentes de agências reguladoras. A “reação”, ventilada em grupos de deputados, senadores e aliados bolsonaristas, ganhou força após a contundente carta de Barra Torres, na qual pediu retratação de Bolsonaro sobre supostos interesses do órgão com a aprovação da vacinação de crianças contra o Covid-19.
Ciro e Rede
Caciques do partido Rede Sustentabilidade não descartam, mas veem como “incompatível” a possível chapa presidencial formada por Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva. Para avançar, dizem, Ciro terá que ser mais incisivo na defesa da sustentabilidade e outras bandeiras ambientais sustentadas pela Rede.
MDB prefere Doria
A quem insiste saber, num cenário ainda indefinido, com quem vai o MDB na eleição de 2022, o presidente do partido, deputado Baleia Rossi (SP), recorre à disciplina da escola do guia Michel Temer. Desconversa, indicando tudo ser possível. Mas entre portas, o novo cacique do maior partido municipalista do Brasil, cobiçado por todos candidatos, crava uma: se o candidato a presidente João Doria Jr. bater 15% em abril, fecha com o PSDB. E indica Simone Tebet (MS) de vice.
Sem chance
Baleia Rossi descarta de vez um pré-candidato: Sergio Moro não tem chance. Não diz, porém, se vai punir quem do MDB se unir ao ex-juiz rincão adentro.
Lula & Ciro
Quem ouviu a conversa garante que Lula da Silva telefonou para Ciro Gomes, à ocasião da operação da PF contra o pedetista, e o convidou para ser ministro da Fazenda, se for eleito. Eles evitam se expor. Ciro nega veementemente.
Qualificação profissional
O deputado Jacó Lula da Silva (PT) apresentou à Assembleia Legislativa projeto de lei que institui o Programa Estadual de Qualificação Profissional do Estado da Bahia (Qualiba), que tem por objetivo a promoção da qualificação social e profissional. O público beneficiário prioritário são as comunidades periféricas, “como direito e condição indispensável para a garantia do trabalho digno” para homens, mulheres e jovens, permitindo a inserção no mercado de trabalho, “com real impacto para a vida dos participantes”.