O novo líder de Bolsonaro é Valdemar da Costa Neto. E daí?
E daí que se o adágio popular, ” diga-me com quem andas que te direi quem tú és”, ainda estiver em voga temos um problema. Valdemar é aquele sujeito que foi preso e condenado no processo do mensalão. E daí né!
Partidos urrando
Como se sabe, o rateio do fundo eleitoral a partir das eleições de 2022 será feito de acordo com o número de deputados federais com assento no Congresso Nacional. Por isto os partidos políticos estão reforçando suas paliçadas neste sentido, mas a maioria deles está urrando na formação de nominatas diante das novas regras eleitorais já vigentes no ano que vem. A maioria dos partidos tem os “coelhos” definidos, aqueles de maior prestigio e bons de votos, mas não conta com outros representantes a altura para ampliar sua representatividade na bancada federal.
Apressando
Ante o inesperado crescimento do recém-lançado candidato Sérgio Moro (Podemos) a corrida presidencial 2022, os demais partidos que disputam a possibilidade de se tornar uma terceira via ante a polarização entre o ex-presidente Lula e o atual mandatário Jair Bolsonaro, se apressaram em colocar seus times em campo. O PSD tornou público a intenção de lançar a postulação do presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o MDB coloca em evidencia a candidatura da senadora Simone Tebet. O PSDB se enroscou nas suas prévias, mas no último sábado escolheu como seu candidato o governador de São Paulo João Dória como era esperado.
No antipetismo
Se constata nos primeiros movimentos neste tabuleiro, que Moro já atinge a seara do presidente Jair Bolsonaro encarnando fortemente o sentimento antipetismo numa postulação de centro-direita. Mas, no outro lado, Lula também tem seus percalços. Entra no seu segmento de votos, a esquerda, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), cujo marketing político é de primeira e também abiscoita alguma coisa entre os descontentes com a gestão Bolsonaro. Os lances iniciais da campanha 2022 estão em andamento e os partidos se apressando em colocar suas candidaturas ainda no mês de janeiro.
É coisa de Louco!
Agora você é obrigado ao andar pelas ruas, levando alguma coisa para os assaltantes no bolso, caso contrário apanha. Vários casos têm ocorrido em Salvador e também em outras cidades. O ladrão lhe aborda e se o cara-pálida leitor menos afortunado não tiver consigo um celular, talvez um cordão de ouro ou ainda, alguns trocados na carteira, leva muita bordoada. Já deixei de sair à noite.
Desafio do TSE
Como o Tribunal Superior Eleitoral fará para identificar e punir ataques de fake News, demonizações e linchamento de reputações no período eleitoral? Na prática a coisa é bem complicada se não existir ferramentas tecnológicas capazes de identificar esses ataques em tempo hábil.
Inflação+dólar
Aumento do combustível, política de preços da Petrobras, governo se diz impossibilitado para dar um jeito e o único que leva esporro é o frentista.
Grito do povo
Muita gente fala que depois da pandemia tudo será diferente. Tudo bem. Diferente para melhor? Ou diferente para pior? Porque as cabeças são as mesmas. Não se colocou nenhum chip no cérebro das pessoas. Especialmente, da classe política. O que pode acontecer – a esperança audaciosa virá do grito do povo, com um travamento do sistema.
Mulheres
A campanha de filiação do Mulheres Republicanas na Bahia “Mulher, a política precisa de você”, liderada pela secretária estadual, Rogéria Santos, tem movimentado o norte da Bahia, com mobilizações nos municípios de Paulo Afonso e Juazeiro. As ações, realizadas em ambas cidades, foram responsáveis por filiar, ao todo, um total de 91 mulheres. Essas novas filiadas são provenientes da iniciativa, que objetiva a inserção da mulher no âmbito político.
Eu fico
O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), disse durante assinatura de contrato para aquisição de vacinas contra a Covid-19, em Salvador, que não se discute em seu partido a sua desfiliação da sigla devido à relação do partido com Jaques Wagner (PT) ou ACM Neto (DEM/União Brasil). “Cada vez mais forte a vertente de que devo avançar a candidatura ao governo, dando suporte à eleição do presidente (Jair) Bolsonaro. Tanto o Republicanos quanto o PL, uma vez que temos dado suporte ao presidente nacionalmente, [é natura] que possamos construir um palanque de apoio ao presidente Bolsonaro”, disse Roma.
Candidata
Já Roberta Roma, esposa do ministro da Cidadania, afirmou que será candidata a deputada federal se a candidatura ao governo estadual do marido for confirmada. “João sendo candidato a governador, serei candidata a deputada federal”, disse Roberta, que participou, na manhã de segunda-feira (29), em Salvador, de assinatura de contrato para aquisição de vacinas contra a Covid-19.
Segredo da dupla
Valdemar Costa Neto (PL) e Ciro Nogueira (Progressistas), a dupla do momento, trabalha em sigilo num consórcio para emplacar o vice na chapa de Jair Bolsonaro.
Atuante
O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) tem sido um dos maiores destaques nessa legislatura. Mesmo no período de pandemia do novo coronavírus tem feito o dever de casa no parlamento estadual.