Desceu amargo jantar feito para Lula
O jantar que Eunício Oliveira fez para Lula em Brasília foi um fiasco. José Sarney, Jader Barbalho e Renan Calheiros, convidados, fugiram do encontro.
Compra irregular de respiradores na mira do (MPF)
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-secretário adjunto de Saúde de Natal, Vinícius Capuxu de Medeiros, por crimes na compra irregular de 20 respiradores pulmonares. Os respiradores foram comprados para atender pacientes de covid-19 na cidade. O MPF também apresentou denúncia contra o empresário Wender de Sá.
Denúncia
Segundo o Ministério Público, eles cometeram os crimes de peculato qualificado, dispensa ilegal de licitação e fraude à execução de contrato administrativo. Segundo o MPF, eles direcionaram ilegalmente a compra de respiradores junto à empresa Spectrum Equipamentos Hospitalares por R$ 2,1 milhões.
Que medo, general
Precavido, o general da reserva e senador do Uruguai Guido Manini Ríos circulou com carro blindado em Brasília, para visitar o amigo Hamilton Mourão no Palácio do Jaburu.
O ‘Zero Cinco’
O projeto de Bolsonaro além da reeleição é eleger mais gente da família. O sobrinho Léo Índio, que trabalha no Governo, será candidato a deputado federal pelo PL no DF, com bandeira de apoio às pessoas com deficiência. Ele tem visitado o Ministério de Direitos Humanos para buscar dados.
Você pagou
Rodrigo Pacheco levou os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Irajá (PSD-TO), Kátia Abreu (PP-TO) – mãe de Irajá – e Eliane Nogueira (PP-PI) para passeio em Roma.
Estremeceu
Antes dada como certa, a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao PP subiu no telhado. O mandatário consulta a ala ideológica do Governo antes de tomar decisão. Bolsonaro ouviu e sabe, pois já foi filiado ao PP, que a legenda não tem unidade nem fidelidade, principalmente nos estados.
Riscos
Fato é que o PP pode rachar e fechar com Lula da Silva em alguns Estados do Norte e Nordeste, e humilhar Bolsonaro com traições dentro do próprio partido.
Atenção
As declarações do presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, dizendo que a próxima eleição não será um passeio para o grupo governista como foi a anterior, em que o governador Rui Costa (PT) se reelegeu, acendeu a luz amarela entre os tradicionais parceiros do petismo, time no qual os comunistas se incluem desde antes da primeira vitória do grupo.
Lembrança
É que para os petistas permanece muito vivo na memória o comportamento arredio que o PCdoB adotou na sucessão municipal passada, no qual desafiou a liderança de Rui Costa e lançou a deputada estadual Olívia Santana para candidata à Prefeitura de Salvador, tendo como vice um nome do PP. Até hoje, a relação entre Olívia e Rui, pelo que se comenta na Assembleia, não é mais a mesma.
Estratégia
Segundo deputados do PP, João Leão, vice-governador e auto-proclamado candidato a governador do Estado no grupo do governador Rui Costa (PT), deu uma pisada no freio depois dos rumores de que o presidente Jair Bolsonaro vai filiar-se ao seu partido. Estaria concentrando sua energia agora para descobrir a estratégia que usará para se desvencilhar da situação e permanecer aliado na tarefa de eleger o senador Jaques Wagner (PT) ao governo.
Sem chance
Uma outra opção que passou a circular no Estado é a de que Leão pode eventualmente, se insistir na tese de ser candidato ao governo, se tornar o nome de Bolsonaro ao governo da Bahia. Mas tanto assessores quanto os deputados mais próximos do vice-governador asseguram que não há hipótese de isso acontecer.
Genocídio
Relator da CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) irá cravar no parecer final que houve crime de “genocídio” indígena. A base do relatório é um documento de sete páginas – ao qual a Coluna teve acesso – assinado por juristas no qual afirmam que “contra os povos indígenas, existiram ações e omissões, no período da pandemia, que culminaram em um verdadeiro ‘genocídio’”.
Fake news ajudou
Muitas fake news também em redes sociais chegaram às tribos e amedrontaram os indígenas sobre a Coronavac, a primeira vacina a chegar às aldeias. Sobraram doses. O senador sublinhará no parecer os números do documento entregue à CPI pelos juristas. “A taxa de mortalidade pelo coronavírus entre indígenas é 150% mais alta que a média brasileira e 19% mais alta do que a registrada somente na região Norte”.
Foi para o espaço
O presidente Jair Bolsonaro e auxiliares não gostaram da reação do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que criticou, por meio de rede social, o corte de R$ 600 milhões no orçamento da pasta a pedido do Ministério da Economia. Pontes ensaiou mandar tudo para.. o espaço. Mas recuou e vai ficar, por enquanto.