Romaria é considerada a terceira maior do Brasil e ocorre pelo 330º ano consecutivo no município. Celebrações tiveram início na terça-feira (14) e serão transmitidas pelas redes sociais.
As celebrações pelo dia de Nossa Senhora da Soledade começaram nesta quarta-feira (15), em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. As atividades começaram por volta das 5h, com os primeiros rojões e o público chegando à gruta onde ocorrem as missas.
A programação segue durante todo o dia. A missa solene foi feita no início da manhã, com algumas pessoas presentes, sentadas em cadeiras afastadas e respeitando o distanciamento social. Durante todo o dia vão haver celebrações de outras missas dentro da gruta.
Durante a tarde, as imagens de Bom Jesus da Lapa e Nossa Senhora da Soledade desfilarão em carro aberto pelas ruas da cidade, mas sem os romeiros. Por causa da pandemia, a organização pediu que a população não acompanhe o deslocamento do andor com as imagens, para evitar aglomeração.
Todo o evento será transmitido pela página do Santuário Bom Jesus da Lapa na internet. Este será o 330º ano da celebração a Nossa Senhora da Soledade.
Romaria
A romaria em celebração a Nossa Senhora da Soledade foi iniciada ainda na terça-feira (14). O acesso às grutas foi liberado das 5h às 16h, mas está sendo controlado pela organização, para evitar aglomerações e o contágio da Covid-19.
Nesta quarta, o público chegou durante a madrugada, para garantir a credencial e participar das comemorações. A Romaria de Nossa Senhora da Soledade é uma das três mais importantes da cidade, junto com a Romaria da Terra e das Águas e a Romaria do Bom Jesus.
Considerada a terceira maior do Brasil, o evento fica atrás somente da romaria de Nossa Senhora Aparecida, na cidade paulista de Aparecida, e a do Padre Cícero, na cidade cearense de Juazeiro do Norte.