Conta a limpo
Em passagem por Eunápolis no último dia (27), o ministro da Cidadania, João Roma, deu resposta ao senador Jaques Wagner, pré-candidato do PT ao governo do Estado, que teria afirmado que o republicano não sabia fazer conta por ter afirmado que o governo Jair Bolsonaro era o que mais investia na Bahia. “O ex-governador Jaques Wagner, senador Jaques Wagner, ao ser confrontado com uma afirmação minha que Bolsonaro era quem mais estava fazendo pela Bahia, disse que eu não sabia fazer conta. E eu estou preparado pra passar essa conta a limpo. Porque só no auxílio emergencial, no ano passado, a Bahia recebeu mais de 25 bilhões de reais”, disse João Roma, em Eunápolis.
Preocupação
O fato de ter morrido uma das três pessoas contaminadas com a variante Delta na Bahia chamou a atenção da classe política para o perigo da doença e a necessidade da acinação. A pessoa que faleceu em decorrência da contaminação era residente do município de Niterói, no Rio de Janeiro, tinha de 43 anos e que estava a bordo de um navio dos Estados Unidos ancorado na Bahia. Os casos foram detectados há mais de 30 dias e o navio não está mais no Estado.
‘Cara esperto’
Em vídeo publicado na página do presidente estadual do PT, Éden Valadares, o ex-presidente da República, Lula, comentou: “O Éden é uma novidade extraordinária na presidência do PT. Pense num cara esperto: tá aqui o Éden”. Lula também agradeceu à militância do partido na Bahia que, segundo ele, “vale ouro” e explica porque “o PT já governa esse estado há 16 anos”.
Condenação
O Município de Casa Nova, no norte da Bahia, foi condenado a pagar R$ 50 mil à família de uma adolescente que morreu após cair de um ônibus que fazia transporte escolar e ser atropelada pelo próprio veículo. A decisão foi do juiz da 1ª Vara Cível da cidade, Wanderley Andrade de Lacerda, e ainda cabe recurso.O acidente ocorreu em 2003. De acordo com a família da vítima, o motorista conduzia o veículo com a porta aberta, próximo de onde ela saltaria do ônibus. Com uma freada brusca, ela se desequilibrou, caiu na rua e o condutor não conseguiu frear a tempo.
Cerimônia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve participar de uma cerimônia na Bahia, no próximo dia 3 de dezembro. O chefe do executivo deve ir ao sudoeste do estado visitar o município de Tanhaçu, distante 489 km de Salvador. Bolsonaro deve participar da cerimônia de autorização da retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), acompanhado dos ministros da Infraestrutura e da Cidadania, Tarcísio Freitas e João Roma, respectivamente.
Influente
O senador Jaques Wagner (PT-BA) aparece, pelo terceiro ano seguido, na tradicional lista dos “cabeças” do Congresso Nacional. O petista baiano está novamente entre os 100 parlamentares mais influentes do país, de acordo com a publicação anual do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A atuação de Wagner foi destacada, novamente, pelo seu perfil “articulador/organizador”.
Sem noção
O ex-presidente Lula (PT) parece que não aprendeu muito com as dificuldades que produziu no país com seu discurso de retórica autoritária. Ontem, por exemplo, perdeu uma ótima oportunidade de demonstrar que sua visão de mundo e do Brasil evoluiu durante a entrevista à rádio Metrópole ao tratar de comunicação. Disse que vai defender o controle social da mídia, se for eleito presidente.
Esclarecendo
O pior: Lula não conseguiu sequer esclarecer do que se tratava quando foi questionado pelo repórter. O contrangimento – e a preocupação – de que o PT foi tomado com as manifestações do ex-presidente só não piorou parque o governador Rui Costa (PT) resolveu interceder, esclarecendo que a medida não tinha nenhum objetivo de controlar os veículos de comunicação e seus jornalistas.
Assustador
Em outro momento da entrevista, Lula negou que o PT tivesse se lambuzado, como uma vez muito bem pontuou o ex-governador e senador Jaques Wagner (PT). Foram, de certo, declarações que estão longe de aproximar o petista do público que, depois de ter votado em Jair Bolsonaro e se arrependido, estaria apto a reavaliar sua posição nas próximas eleições.
Enigmático
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou em seu perfil no Twitter um vídeo no qual diz que “sabe onde está o câncer do Brasil”. “Se esse câncer for curado, o corpo volta a sua normalidade. Se alguém acha que eu tenho que ser mais explícito, lamento”, afirma chefe do Executivo nas imagens, sem citar nomes ou instituições. A gravação, que recupera um trecho de entrevista concedida por ele em 15 de abril ao Canal Rural, foi publicada horas depois depois que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), rejeitou a abertura do processo de impeachment apresentado por Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Educação
O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, disse, em Teixeira de Freitas, que a Bahia precisa ser líder no Brasil na qualidade da educação, geração de emprego, atração de investimentos e respeito ao cidadão, e não em criminalidade. “Se Deus me der a oportunidade de ser governador do nosso Estado, vou trabalhar do primeiro ao último minuto para tirar a Bahia dos últimos lugares em educação e violência e dar ao nosso povo todas as chances de crescimento profissional”, afirmou o ex-prefeito de Salvador.
Cassado
O vereador Luca Lima (PSDB), da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, teve o mandato cassado após ser investigado por esquema de “rachadinha”. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal em votação ocorrida na noite da última quarta. Foram 18 votos favoráveis e somente um contrário, além de uma abstenção e uma ausência (do próprio edil). Lima é acusado de assédio moral e sexual, além da prática de desvio de salário de funcionários. Eles disseram que eram obrigados a devolver parte do dinheiro que recebiam ao vereador.
Cadê os brasileiros?
O Governo e o Itamaraty continuam perdidos no assunto. Não há uma informação oficial, hoje, se há brasileiros no Afeganistão, quais e quantos são – e neste ato passivo, só eventual reclame público de alguma família pode ajudar. O Brasil não tem embaixada no país, e acompanha da embaixada no Paquistão a situação de caos e fuga. Segundo documento usado para a sabatina do embaixador do Brasil no Paquistão, em 2019, o Ministério das Relações Exteriores registrava 10 brasileiros no Afeganistão. O Afeganistão tinha embaixada em Brasília desde 2012, considerava o Brasil como principal parceiro na América Latina, mas, sem reciprocidade, fechou a unidade em 2015. As relações passaram a ser tratadas pela Embaixada afegã em Washington (EUA).
A senha..
A carta do presidente do PTB, Roberto Jefferson, ainda preso é tida por militantes como senha para os protestos do 7 de Setembro pelo País, entre apoiadores de Bolsonaro. Nela, diz que o presidente é a ruptura contra “a chance de os agentes da elite do Estado voltarem a delinquir e rapinar”.
..e o juízo
Apesar de toda a grita, tensão e especulações sobre suposto golpe do presidente contra as instituições democráticas e os outros dois Poderes, ministros palacianos descartam esse cenário. Há quem aponte nas Forças Armadas que Bolsonaro seria o primeiro preso numa tentativa dessas.