Terceira dose
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que espera uma definição sobre a forma de aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil a partir de outubro, quando a pasta terá os resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada para testar a eficácia da vacinação de reforço. Ele afirmou que há um consenso de que a 3ª dose será necessária, mas que a decisão sobre como fazer a aplicação desse reforço ainda depende de evidências científicas
Governadores querem ajuda militar para manter disciplina nas PMs
A tensão entre os governadores em relação aos atos marcados para o Sete de Setembro segue alta. Segundo Bela Megale, eles querem conversar com o comando das Forças Armadas antes do feriado. As convocações de PMs para engrossar manifestações pró-governo serão um dos temas dessas conversas.
Lenha na Fogueira
O presidente Jair Bolsonaro segue jogando lenha na fogueira. Em entrevista ao Canal Rural gravada no dia 20 disse, em relação a Moraes e ao corregedor do TSE, Luís Felipe Salomão, que “a corda não está arrebentando; já arrebentou”.
Olhos Abertos
Ministros aconselharam Bolsonaro a recusar o convite de reunião dos Poderes com governadores. Acham que vai servir de palanque para opositores. Além, claro, de o presidente não mostrar qualquer interesse em serenar os ânimos.
Remédio Amargo
Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, na noite de ontem, Doria disse que é preciso ter cuidado, pois “as milícias bolsonaristas estão agindo com força redobrada com vistas às manifestações” do feriado, com risco inclusive de invasão do STF e do Congresso. Ele reconheceu que foi um erro ter apoiado Bolsonaro no segundo turno em 2018. “Escolhemos o remédio errado para resolvermos o problema histórico do PT”, admitiu, afirmando que Bolsonaro faz um governo “pior que os de Lula e Dilma”. E fez uma previsão sombria para 2022: “Não será uma eleição para bonzinhos. Se preparem para um festival de fake news.”
Guloseima
“Jair Bolsonaro botou nas mãos de Ciro Nogueira uma guloseima apetitosa. Ofereceu mais quatro ministérios para o Centrão — ainda sem definição de quais seriam exatamente. Dois irão para o Senado escolher e mais dois para a Câmara.”
É “para ontem”
A aplicação da terceira dose de imunizantes em idosos é “para ontem”, na avaliação do infectologista Julio Croda, da Fiocruz. Segundo ele, já é possível ver um aumento de internações de pessoas nessa faixa etária, mesmo imunizadas duas vezes, devido ao avanço da variante delta, mais contagiosa. O Ministério da Saúde estuda começar a terceira vacinação em setembro e critica estados e municípios que começaram a vacinar adolescentes e crianças.
Roma
O ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) não deixou de tirar um sarro com a foto em que o líder do DEM na Assembleia, Luciano Simões, aparece tascando um beijo apaixonado no rosto do ministro da Cidadania, João Roma. Respondendo às críticas que dirigiam à devoção demonstrada por Simões ao ministro, o emedebista lembrou que sabia porque políticos estavam procurando ele e citou um velho e conhecido ditado: – quem tem boca vai a Roma!
Em campo
Presidente estadual do PP, o vice-governador da Bahia, João Leão, resolveu se mobilizar para evitar o anunciado rompimento entre o deputado estadual Robinho, membro da bancada da sigla na Assembleia, e o governador Rui Costa (PT), depois que o parlamentar tornou público, no último sábado, que não fazia mais sentido integrar a base do petista na Casa. Leão quer evitar que a crise se aprofunde e acabe contaminando também as relações do partido com o governo, ainda mais neste momento em que também faz movimentos por sua candidatura ao governo que podem resultar numa composição para que integre a chapa do petista Jaques Wagner ao governo na condição de candidato ao Senado.
Pré-campanha
Dando continuidade ao projeto “Pela Bahia” para fortalecer sua pré-candidatura ao governo da Bahia, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM) visitará nesta semana cinco cidades. O democrata estará entre quinta-feira e sexta nos municípios de Itamaraju, Alcobaça, Prado, Caravelas e Teixeira de Freitas.
Bloqueio eleitoral
A prisão de Roberto Jefferson, presidente do PTB, freou tratativas do presidente Bolsonaro de filiação ao PTB.
Voltas do mundo
Um cenário curioso vindouro, a se confirmar o apoio de Gilberto Kassab à candidatura presidencial de Lula da Silva (PT): Um dos palanques do ex-presidente petista em São Paulo pode ser do candidato Geraldo Alckmin, que trocou o PSDB pelo PSD de Kassab. Como notório, Alckmin e Lula duelaram em 2006, com vitória do Barba.
Apoio estrangeiro
O Projeto do deputado Arthur Oliveira Maia que cria o Fundo Nacional de Apoio à Repatriação de Brasileiros no Exterior, por exemplo, conta com a rejeição do Itamaraty e caberia à AFEPA discutir com o deputado a sua apresentação, mas até agora, ninguém o procurou. Ele já apresentou substitutivo pela aprovação e, se passar, o Itamaraty terá de remanejar orçamento já que não há previsão para esse tipo de despesa.
Violência
O deputado estadual Sandro Régis (Democratas), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), lamentou o novo aumento no número de homicídios no estado e afirmou que a alta deve ser colocada na “conta dos governos do PT”. Segundo o Monitor da Violência, do G1, o estado teve aumento de 7% nos assassinatos no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado – saiu de 2.737 para 2.931 casos.