Retrato do País
Uma rodinha de empresários estranhou (e riu) quando uma empresária de franquias soltou que escolas públicas devem ensinar empreendedorismo na grade. Para um País onde falta professor e escolas, em primeiro lugar, falta uma visita à periferia .
Senor Abravanel
O apresentador e showman Senor Abravanel ou Sílvio Santos, está internado na UTI de Covid-19 do Hospital Albert Einstein, no Morumbi, em São Paulo. O “Homem do Baú” tem 90 anos já havia tomado as duas doses da vacina.
Teje preso
Aliado fiel de Bolsonaro a ponto de compartilhar vídeos com ataques ao STF, o presidente do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da PF, além do mandado de busca e apreensão por fazer parte de uma milícia digital que realiza ataques à democracia.
Teje presa
Cerca de 48 horas após ser cassada pela Câmara Federal por 437 votos a 7, na quarta-feira (11), e com a prisão preventiva decretada na sexta-feira (13) pela juíza Nearis Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói (RJ), a deputada Flordelis dos Santos foi presa em casa minutos depois. Ela é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Ca5rmo, em 2019.
Diplomata da dramaturgia
Na infância ele queria ser diplomata, mas acabou aterrissando nos palcos e decolando em direção às telas do cinema e da televisão e se tornando um dos gigantes da dramaturgia planetária. Na quinta-feira (12), o ator Tarcísio Meira deixou o plano terreno e atingiu o Olimpo dos deuses da Arte. Viva Ele!
Abstenção
Aécio Neves (PSDB-MG) foi o único parlamentar a se eximir voluntariamente de participar da votação da PEC do voto impresso sob pretexto do debate acerca da evolução do sistema de voto eletrônico e a inclusão de comprovante impresso, apesar do seu partido, ter orientado o voto NÃO.
No C(*)
A atriz Samantha Schmütz, notória antibolsonarista comemorou a derrota do voto impresso na Câmara. Em suas redes sociais ela festejou a votação e questionou com ironia o fato dos parlamentares que votaram a favor da mudança terem sido eleitos pela votação eletrônica. E no final, a “cereja” do bolo: mandou os partidários do voto impresso enfiarem o papel “naquele” lugar.
Traíras
A votação da PEC do voto impresso demonstrou em seu resultado a fragilidade das lideranças partidárias materializada nas “trairagens” de vários parlamentares que desobedeceram a orientação de seus partidos. PSD, PSDB, DEM e MDB foram os mais atingidos pelas traições. No total, 113 dos 448 votantes não seguiram a orientação dos partidos (25%). As siglas que terminaram a votação com os maiores percentuais de desobediência foram: PSD (57%), PV (50%), PSDB (47%), DEM (46%) e MDB (45%).
Os convictos, os liberados e o “indigente”
Sem o dissabor da “trairagem”, PT, PSOL, PCdoB e a Rede Sustentabilidade que formam o bloco de esquerda na Câmara foram obedecidos por seus membros; PP, PROS, PSC, PTB, Novo e Patriota liberaram seus parlamentares para votar segundo o próprio arbítrio; e, Rodrigo Maia, único deputado sem partido, votou contra e obedeceu a si próprio.
Ovelha negra
Filho 04 de Bolsonaro, Jair Renan surpreendeu o clã real ao admitir em conversa com seguidores de sua rede social que namoraria uma mulher petista em nome do amor, já que segundo ele, partidos políticos ou ideologia não eram importantes numa relação de amor. Nos comentários, o mano Flávio, o 01, reprovou a linha de raciocínio perguntou indignado: “Tá de sacanagem 04?!” já dedando o candidato à “ovelha negra” da família real.
Contradição na bandeja
A insistência com a qual a defesa de Bolsonaro atua na CPI da Covid denuncia claramente a falta de argumentos consistentes para poder livrar Bolsonaro e seu governo da avalanche de irregularidades cometidas na gestão da pandemia. A última dos guardiões do governo é criticar a oposição na CPI por condenar médicos que receitam remédios sem eficácia e recomendam o tratamento precoce contra a Covid-19, alegando que somente esses profissionais podem assim proceder. A questão é que quem costuma receitar remédios aparecer em lives ostentando embalagem de cloroquina é justamente o “bendito fruto da defesa”, também conhecido como “Capitão Cloroquina”
Represália
Após abrir investigação contra o presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Felipe Barros, alegando “vazamento” do inquérito sigiloso em que a Polícia Federal apura a invasão de hackers no Tribunal Superior Eleitoral, o ministro do Supremo Tribunal Federal , Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do delegado da Victor Neves Feitosa Campo da presidência do referido Inquérito. Não gostou da “transparência”.
Reação
A deputada estadual Talita Oliveira (PSL) prometeu acionar judicialmente o governador Rui Costa (PT) caso o Estado imponha medidas restritivas em pessoas não vacinadas contra a Covid-19. “Não permitiremos qualquer ação arbitrária do governador do PT contra quem não se sentir à vontade para se vacinar. Se vacina quem quiser. Caso o petista Rui Costa tome tal iniciativa, o nosso mandato judiciará por tamanha inconstitucionalidade”, disse a parlamentar.
Dória na pista
Reconquistando devagar o ninho tucano, com apoio de FHC, o governador João Dória Jr retomou a rota nacional como pré-candidato a presidente. Visitou Curitiba, se reuniu com prefeitos do partido. E foi condecorado pelo alcaide Rafael Greca.
Ameaça à saúde
Servidores públicos do setor de saúde que optaram por não tomar a vacina contra a Covid -19 têm levado riscos às pessoas que atendem nas repartições em que trabalham A denúncia foi feita pela vereadora Eremita Mota (PSDB), na quinta-feira,12, na Câmara Municipal de Feira de Santana. Ela pediu providências aos gestores e à Vigilância Sanitária.
Desafinou
O Partido dos Trabalhadores e o ex-candidato a presidente da República Fernando Haddad foram condenados a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais à cantora Paula Toller, do Kid Abelha, por uso indevido da música “Pintura íntima” na campanha presidencial de 2018. Ela sequer foi sondada. Os danos materiais – valor que a artista cobraria para licenciamento da canção – podem passar de R$ 2 milhões. A cantora ganhou a ação na Justiça do Rio de Janeiro, o PT recorreu e pediu que o processo tramitasse em Brasília. A nova sentença é do juiz Cleber Pinto, da 16ª Vara Cível da capital federal. Cabe recurso.