A vistoria obrigatória para táxis de Salvador, iniciada na última segunda-feira (2), tem registrado baixa procura de permissionários da atividade. A Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), ligada à Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), informa que, dos cerca de 500 taxistas esperados em uma semana, apenas 260 passaram pela inspeção.
“A procura ainda está muito baixa, mas a expectativa é que, com o passar do tempo, os taxistas venham fazer a vistoria, para que possam continuar a atividade garantindo a devida segurança para os usuários”, afirmou Almeida. Salvador possui, atualmente, 7.296 táxis credenciados.
A inspeção, que é realizada anualmente, foi suspensa em 2020 devido à pandemia. Com a reabertura das atividades econômicas, a ação foi retomada pela Semob. Para garantir a segurança dos permissionários, a inspeção é realizada apenas mediante agendamento prévio através do site agendamentomobilidade .salvador .ba .gov .br.
O atendimento é feito de forma escalonada, de acordo com o número do alvará do veículo, e quem ainda não compareceu pode fazer o agendamento normalmente. O processo é realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Cotae, nos Barris.
Verificação – Para a vistoria, os motoristas deverão ter em mãos a documentação exigida, como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV, licenciamento atualizado e licença de veiculação do engenho de publicidade em táxi. Durante a inspeção serão observados os itens de padronização obrigatórios, como as faixas laterais e o número de alvará, além dos itens de segurança, higiene e conservação do veículo.
Foto: Bruno Concha/Secom