O aeroporto de Guanambi, na Bahia, irá iniciar a operação com voos regulares com destino à Belo Horizonte, em Minas Gerais, a partir do dia 20 de setembro. As ações para a requalificação do equipamento aeroportuário realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), nos últimos dois anos permitiram a atividade com aviões comerciais de capacidade para até 72 passageiros. Um investimento total de aproximadamente R$ 8 milhões.
A frequência de pousos e decolagens entre os aeroportos será de quatro vezes por semana e ocorrerão as segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingos. O embarque em Guanambi ocorrera às 15h35min. No sentido inverso, os aviões sairão de Belo Horizonte às 13h. O tempo de deslocamento é de 1h50min. As viagens serão realizadas pela Azul Linhas Aéreas.
O equipamento do município do Sertão Produtivo passou por serviços como a pavimentação da pista de pouso e decolagem, a recuperação do balizamento noturno e a implantação da área de giro das cabeceiras, que facilita a manobra para a entrada e saída de aeronaves. A região tem a produção de algodão, a pecuária e a operação de parques eólicos e solares como as principais atividades econômicas. O funcionamento do aeroporto com aeronaves de médio e grande porte ajudam na captação de negócios para Guanambi.
“Uma importante atitude tomada pelo Governo da Bahia para incentivar a atração de novos voos para o estado foi a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do combustível de aeronaves (o querosene). Isso faz com que as empresas aéreas tenham interesse em criar novas rotas em direção aos aeroportos regionais. Assim, há um estimulo ao turismo a novos destinos” destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.
Fonte: Ascom / Seinfra