A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai promover uma mudança significativa na Pré-Copa do Nordeste. A seletiva passará de oito clubes para 24. Os critérios serão os seguintes: os noves melhores colocados em seus respectivos estaduais, ou seja: um por federação. Vale lembrar que o campeão e o mais bem posicionado no ranking da CBF já garantiu vaga para a fase de grupos. As três melhores federações do Nordeste (Bahia, Pernambuco e Ceará) também serão agraciadas com mais um representante na competição. Nove agremiações também pelo ranking, sendo um por cada estado, irão disputar o certame. E por fim, os três melhores clubes ranqueados, independente da federação. Com isso, o futebol baiano contará com Vitória, Bahia de Feira, Juazeirense e Jacuipense. Bahia e Atlético de Alagoinhas já estão garantidos.
A tendência é que a CBF faça o anúncio oficialmente na próxima semana. A ideia da entidade é iniciar a competição no fim de setembro, já que tem muitos clubes da seletiva que disputam as Séries C e D e estarão com seus elencos montados para a competição.
Serão três fases da seletiva. As duas primeiras somente com jogo único e a última com duelos de ida e volta. Na primeira etapa, os oitos melhores clubes ranqueados ficarão de fora, aguardando os confrontos dos outros 16. Essas agremiações entram somente na segunda fase. Apenas quatro equipes se classificarão para a fase de grupos.
O assunto vinha sendo debatido na CBF desde o começo da temporada. Ednaldo Rodrigues, vice-presidente de entidade é um dos entusiastas na mudança da Pré-Copa do Nordeste.
O Bahia é o atual campeão da Copa do Nordeste. O Tricolor conquistou o título ao superar o Ceará nos pênaltis na casa do adversário