Com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e incentivar o turismo religioso da capital baiana, o secretário estadual Maurício Bacelar, recebeu, na última sexta-feira (9), o coordenador da Comissão de Patrimônio da Arquidiocese de Salvador, irmão Jorge Mendes.
No encontro, realizado na sede do Serviço de Atendimento do Turista (SAT) do Pelourinho, foram discutidos temas com a utilização de espaços da arquidiocese, a exemplo de igrejas e conventos de Salvador, Recôncavo e Ilha de Itaparica, para atividades turísticas.
“As edificações religiosas fundadas em nosso território guardam importantes capítulos da história da Bahia e do Brasil, a exemplo da luta pela independência. Esse viés precisa ser explorado de maneira a fomentar tanto o turismo histórico-cultural quanto o religioso”, ressalta Bacelar.
Na reunião, Maurício Bacelar e Jorge Mendes reafirmaram a intenção de continuar atuando de acordo com o termo de cooperação técnica assinado pelo Governo da Bahia e Arquidiocese de Salvador, visando à identificação de imóveis da arquidiocese a serem integrados ao Projeto Baiano de Reabilitação, Patrimônio e Turismo.
Outro objetivo do projeto, inspirado no Revive do Governo de Portugal, é desenvolver a cultura de manutenção e conservação do patrimônio histórico, apoiando a criação do Centro de Restauro e Conservação da Bahia, voltado para a capacitação de jovens restauradores.