A recuperação do tráfego aéreo da Bahia, reduzido com a pandemia, ganha impulso em junho e julho para atender a demanda de turistas em temporada de férias. No próximo mês, a Azul terá mais oito rotas no Estado. A principal novidade no setor aéreo baiano, no entanto, é a entrada em operação da empresa ITA, do Grupo Itapemirim, que no dia 30 estreia um voo que ligará o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a Salvador, com escala em Porto Seguro.
Na esfera internacional, está prevista a volta dos voos da Air Europa de Madri para a capital baiana, no dia 20 de julho.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que no comparativo entre junho e julho, Salvador passará de 19 para 24 voos diários. Ilhéus passa de um para quatro e Porto Seguro de quatro para 10. A Bahia contará com quase 40 voos por dia da Azul, de e para o estado. A companhia passa a operar voos diretos entre Porto Seguro e Congonhas, Porto Seguro e Guarulhos, Porto Seguro e Campinas, Porto Alegre e Porto Seguro, Montes Claros e Porto Seguro, Uberaba e Porto Seguro, Salvador e Ilhéus e Campinas e Vitória da Conquista. Além disso, outras 11 rotas regulares também receberão incremento de voos.
“A retomada de voos é fundamental para o incremento de nossas atividades turísticas nesta fase em que muitos estão de férias, mas sempre com a preocupação de seguir os protocolos e as determinações de cuidado com a saúde e a segurança de todos”, afirma o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.
A Gol Linhas Aéreas também volta a operar mais seis frequências para a capital a partir da próxima sexta-feira (18). Neste dia serão retomadas as ligações com Teresina e João Pessoa. No sábado (19), voltam as operações com Palmas (TO) e Porto Alegre. Já no dia 2 de julho, serão retomadas as ligações de Salvador com Curitiba e com Petrolina.
A Vinci Airports informou que serão, da companhia, três frequências semanais provenientes de Teresina, aumentando para quatro a partir de julho; quatro por semana, de João Pessoa; três por semana, de Palmas, aumentando para quatro a partir de julho; cinco por semana, de Porto Alegre; seis, de Curitiba, e seis, de Petrolina. A meta da Gol é retomar todos os 25 destinos operados a partir de Salvador até meados de julho.
Chapada Diamantina
O acesso via aérea à Chapada Diamantina, antes restrito às operações no aeroporto de Lençóis, ganhou uma nova rota comercial, operada pela Abaeté Aviação, ligando Salvador ao aeródromo da Fazenda Progresso, no município de Mucugê. Serão dois voos semanais, às quintas-feiras e domingos, a partir do dia 17, segundo o diretor da empresa, Tiago Tosto. As partidas de Salvador serão às 13 horas, com chegada em Mucugê às 14h30. As viagens reversas serão às 15 horas.
No dia 26 de junho terão início as operações comerciais no aeródromo do Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, por meio da Azul. A previsão é de voos aos sábados, chegando e partindo para os aeroportos de Congonhas (SP) e Confins (MG). Os aviões da capital paulista pousarão às 15 horas, com partida às 16 horas. Já as aeronaves vindas da capital mineira chegarão à Ilha às 16h25 e partirão às 17h25.
A partir de 1º de agosto, a Latam Airlines Brasil vai operar também com aeronaves Airbus A 320, a rota entre Congonhas e Comandatuba, no sul da Bahia.