Apesar de ser uma doença coletiva e de alta transmissibilidade, a Covid-19 é uma patologia que provoca solidão. Apenas quem já passou pela triste experiência de ter um familiar ou amigo hospitalizado conhece a angústia e a dor do isolamento. Para amenizar essa situação, ações musicais são realizadas em unidades de saúde para trazer mais conforto ao público, pacientes e profissionais durante este período de enfrentamento à pandemia.
Uma dessas iniciativas foi realizada pela banda Guardiões da Cidade, formada por músicos da Guarda Civil Municipal de Salvador. A apresentação ocorreu na última quinta-feira (10), em homenagem aos profissionais do Hospital Municipal de Simões Filho, a convite da Fundação Fabamed, que administra a unidade, com o intuito de proporcionar leveza, reflexão e paz através da música.
De acordo com a diretora da unidade e da Fundação Fabamed, Cláudia Carvalho, a escolha do repertório foi voltada para a elevação do astral. “Não queríamos nada melancólico. A nossa intenção era levar para profissionais de saúde, músicas que pudessem desligá-los daquele ambiente, por alguns minutos. O resultado foi muito positivo, com certeza levamos um pouco de alegria”, afirma a diretora.–