Trocando de camisa
Autoexilado na Espanha devido a ameaças, o ex-deputado Jean Wyllys anunciou que está trocando o PSOL pelo PT. Segundo ele, “Lula é o único capaz de tirar Bolsonaro do poder”.
Balde de água fria
Sonho edulcorado dos partidos para ser candidata a presidente ou ocupar o posto de vice em uma chapa presidencial, Luiza Trajano descartou a hipótese e disse estar ‘torcendo muito para que a gente tenha alguém que possa diminuir essa polaridade’. A ‘torcida’ dela na direção da terceira via é um balde de água fria no PT, que trabalha para ter a empresária ao lado de Lula.
Histórias Gigantes
Uma semana, duas histórias gigantes. Duas histórias que revelam tudo o que precisamos para entender o que é o governo Jair Bolsonaro. Uma é o caso em que a Polícia Federal investiga o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A outra é o depoimento em que o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, diz que é normal o presidente mentir na internet.
Desespero
A crise migratória que atinge o norte da África produziu mais uma imagem dramática. Um adolescente que nadou da fronteira do Marrocos ao enclave espanhol de Ceuta usando garrafas pet para flutuar entra em desespero ao ver soldados na praia. Um vídeo o mostra tentando escalar um muro e sendo capturado. Diariamente a Espanha devolve centenas desses migrantes ilegais ao Marrocos.
Chapa esquenta
A campanha eleitoral aproxima ex-adversários e afasta ex-aliados. Lula elogiou recentemente a entrevista na qual Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que, num segundo turno entre o petista e Bolsonaro, votaria no primeiro. “Eu faria o mesmo se fosse contrário”, tuitou. Ele também respondeu a seu ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que o chamara de “o maior corruptor da história brasileira”. “Eu adoraria dizer que o Ciro é um amigo. Mas infelizmente ele não quer. Não farei jogo rasteiro”, rebateu Lula. O pedetista reagiu dizendo que o ex-presidente “não quer debater o país” e “reduz a política a uma briga de amigos”.
Perdendo espaço
Pegou mal, muito mal no DEM a transferência do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, para o PSDB. ACM Neto, presidente do partido abandonado, descartou o apoio uma candidatura presidencial do governador João Doria, patrocinador da mudança. O DEM esperava herdar o maior estado do país quando Doria se desincompatibilizasse para concorrer ao Planalto.
Herança digital
Mais famílias vão à Justiça para ter acesso a e-mails, celulares e redes sociais de um parente que morreu. Seja para buscar por resposta pela morte do filho ou para resgatar documentos para o inventários, os casos tiveram poucas decisões do Judiciário. Entre as proferidas, a maioria foi desfavorável aos familiares. O debate sobre a herança digital divide especialistas.
criptolavagem
As criptomoedas entraram no rol de estratégias para a lavagem de dinheiro. A Polícia Federal investiga uma quadrilha por lavar R$ 110 milhões do tráfico com moedas digitais. A PF diz que os criminosos se aproveitam da falta de regulamentação desse mercado pelo Banco Central e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para fazer a criptolavagem.
Contramão
E Bolsonaro mais uma vez foi na contramão do que recomendam os especialistas e debochou de quem está em isolamento na pandemia, a despeito dos mais de 400 mil mortos. Em conversa com apoiadores, ele disse “tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa”.
Aqui não….
Fracassou, ou pelo menos tornou-se muito improvável, a ida de Jair Bolsonaro para o PRTB. O presidente queria controle total sobre o partido, mas a família de Levy Fidelix, recém-falecido dono da legenda, não aceitou.
Lula na pole position
A demora de Bolsonaro em encontrar um partido começa a preocupar os mais fiéis correligionários e aliados do presidente. O motivo da preocupação? Lula está soltinho na pista, procurando parceiros para alianças, enquanto Bolsonaro ainda não tem uma legenda para chamar de sua. Aliados do petista e também do presidente no Centrão acham que o tempo joga contra Bolsonaro agora.