Parlamentar sugeriu a mudança em 2019; preço do produto deve cair para o consumidor
O deputado Tiago Correia (PSDB) comemorou nesta terça-feira (4) a decisão da Petrobras de adotar um novo parâmetro para determinar o preço do gás natural, sem as oscilações que provocaram, somente nos primeiros meses deste ano, um aumento de 11,44% no botijão. “Em alguns bairros de Salvador ou municípios da Bahia, o consumidor está pagando mais de R$ 100 pelo botijão, um preço absurdo e que pesa no bolso dos baianos”, afirmou o parlamentar.
A medida anunciada pela Petrobras atende a uma indicação encaminhada pelo deputado Tiago Correia ao então presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, em agosto de 2019 (Indicação 23.351/2019). No ofício, Tiago Correia sugeriu que a empresa adotasse os parâmetros praticados no mercado norte-americano para definir o preço do gás. “Fico muito feliz porque, quase dois anos depois, minha sugestão foi atendida pela Petrobras. Com certeza, nos próximos meses os baianos vão pagar menos pelo botijão”, afirmou Correia.
Antes de adotar o parâmetro norte-americano, a Petrobras levava em consideração a referência praticada na Europa para precificar o produto que é utilizado por mais de 95% dos brasileiros, em todos os municípios. “Os constantes reajustes no preço do gás causam um grande impacto no orçamento das famílias, sobretudo das mais pobres, e o seu aumento afeta diretamente a taxa de inflação, elevando o custo de vida e depreciando o valor dos salários”, afirmou Tiago Correia na mensagem encaminhada ao ex-presidente da Petrobras.