Não é novidade para os jornalistas. Mas foi preciso que uma renomada ONG internacional, a Repórteres Sem Fronteira, divulgasse relatório para chamar a atenção. O Brasil caiu quatro posições e passou à 111ª colocação entre 180 países no ranking de liberdade de imprensa global. O País entrou na lista vermelha que aponta a atividade como “difícil” por aqui.
Renovação de cara velha
Quem ouviu os discursos de Jaques Wagner há alguns anos, imaginou que 2022 seria o ano da renovação para o PT. Só que não. O atual senador deve se candidatar novamente ao governo do estado, enquanto o companheiro Lula se lança à Presidência da República.
Tente outra vez
Internamente Marcelo Nilo não desistiu da sua cruzada pela vaga na chapa majoritária. Ainda é carregado de esperança. Se não foi sentado na cadeira de presidente Assembleia vai agora como deputado? Vai continuar no sonho e ainda vai culpar um terceiro porque não conseguiu a proeza. A história nos mostra isso.
Xapuletada
Essa semana o TCM deu uma “xapuletada” no ex-prefeito João Henrique e no deputado federal João Bacelar por conta de convênios firmados na época da gestão a frente do Thomé de Souza com a Pierre Bourdieu. O processo foi remetido a Polícia Federal. Uma coisa é certa, o que vai ter de gente sem dormir a partir de agora, não tá no gibi.
A inversão
Com a recente decisão no STF de anulação das condenações do então juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Lula da Silva, muito se discute nas grandes bancas criminalistas a oportunidade de outros presos da operação Lava Jato, no âmbito da 13ª Vara Criminal, conseguirem o benefício na alta Corte com vistas a recuperar multas milionárias pagas mediante delação premiada, ou devolução de dinheiro bloqueado oriundo de suposta propina. Em alguns casos, são centenas de milhões de reais na conta do Tesouro. Mas por outro lado há um fator preocupante no Judiciário que envolve a Polícia Federal, que pode entrar na mira dos presos. Em eventual abolvição de outros sentenciados, estes podem impetrar ações na Justiça federal contra a atuação da PF e pedir indenização por danos morais com a exposição das prisões.
Em campanha
Ciro Gomes (PDT) está disposto a ser a alternativa a Lula e Bolsonaro na disputa presidencial. Viaja o País para conversar com caciques. Encontrou ACM Neto (DEM).
“Comunistazinho’
ACM Neto, centro-direita e liberal desde o berço, foi chamado de ‘comunista’ e ‘comunistazinho’ por bolsonaristas no Aeroporto de Brasília há dias. Quem diria..?
DNA eleitoral
ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, vai se lançar ao Governo da Bahia, apostando no espólio eleitoral do falecido avô. Em papo com o radialista Mário Kértsz ontem, cravou que “Não tenho outra opção a não ser disputar no próximo ano”. A Coluna apurou com aliados o que Neto tem repetido a quem o telefona: o DEM aposta numa terceira via para o Planalto, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula da Silva (PT). Ele cita Luiz Mandetta, mas pode apoiar outro nome. É provável que o DEM feche com o PSDB. Resta decidir – e há muito tempo ainda para isso – quem será a cabeça de chapa.
Aliás..
.. o ex-ministro da Saúde Mandetta liga quase todos os dias para Neto na tentativa de convencê-lo a lançar seu nome ao Planalto. Não colou, por ora.
Hollywood é aqui
De um amigo norte-americano lendo notícias do Brasil: quer dizer que seu presidente ganhou a eleição porque ninguém aguentava mais o PT, e agora o Lula pode ganhar a eleição porque todo mundo conheceu quem é seu presidente? Que filme hollywoodiano.
Vai dar nada
A literatura política já nos mostrou que é só palanque. Não deixa de ser pertinente o debate. Mas o leitor acredita que esta CPI do Covid vai dar em alguma coisa? Nós não.
Nova Carta
Lula não descarta lançar uma nova Carta ao Povo Brasileiro, como fez em 2002, na campanha eleitoral, comprometendo-se com o setor produtivo e bancário.
Manda – chuva
Tem as duas mãos e os 10 dedos do senador Renan Calheiros a CPI do Covid que vai mirar, entre outros, o presidente Jair Bolsonaro. Muita gente dentro do Senado ainda deve favores ao parlamentar de quando foi presidente da Casa, bem articulado e de trânsito suprapartidário.
Lei brasileira
Anulado o processo de Lula da Silva no STF, além de deixá-lo elegível, a maioria dos crimes aos quais foi imputado vão prescrever por ter mais de 70 anos. É a Constituição..
Só de ida
Grandes empresários norte-americanos que moram no Brasil como CEOs de multinacionais não tituberam. Voaram para os EUA para serem vacinados. E lá ficaram.