Além dos procedimentos cirúrgicos para cães e gatos, o Castramóvel instalado no bairro de Piatã passa também a oferecer a vacina antirrábica para estes animais. A medida, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi adotada após a alta procura por tutores pelo equipamento itinerante municipal para facilitar o acesso às doses. O equipamento funciona no local até 28 de maio.
Não é preciso agendamento para o serviço gratuito de vacinação, disponível das 8h às 11h. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.
“Ao vacinar o animal, a pessoa estará protegendo o pet e também a sua família, pois estamos falando de uma zoonose que acomete todos os mamíferos e que é letal em seres humanos”, alerta a diretora de Proteção Animal (Dipa), Tainara Ferreira.
Castrações – Já as castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com ou presencialmente nos postos de saúde. É necessária a apresentação do RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.
No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.
Além de Piatã, há disponível também um Castramóvel no Centro de Cidadania e Cultura de Pirajá – Parque São Bartolomeu, localizado na Rua 24 de Agosto, 381, em Pirajá. O serviço funciona na localidade até o próximo dia 29.
Foto: Bruno Concha/Secom