Para conter o avanço e a disseminação do coronavírus em Salvador, a Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), intensificou as ações de desinfecção e higienização nas ruas e espaços públicos da cidade. Somente entre o mês de março do ano passado até o dia 17 de fevereiro deste ano, foram 30.200 iniciativas promovidas.
Na estratégia, foram adotadas três frentes de atuação: higienização dos terminais de ônibus e unidades de saúde, locais de grande circulação e bairros com medidas restritivas de proteção à vida. Nesse mesmo período, foram utilizados mais de 28 milhões de litros de água e hipoclorito de sódio para realizar a higienização e desinfecção das ruas. Além disso, foram realizadas 1.100 intervenções nas estações Pirajá, Lapa, Mussurunga e Acesso Norte.
O processo de higienização ocorre também durante a madrugada. Além do serviço de lavagem com a utilização de carros-pipa e jateamento de água e sabão, os agentes da Limpurb fazem também a desinfecção em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), locais com grande fluxo de pessoas, estações de transbordo e equipamentos, como bancos, pilastras, elevadores, corrimãos e escadas rolantes.
A iniciativa já alcançou os 47 bairros e localidades que sofreram medidas restritivas, a exemplo do Centro, Boca do Rio, Pituba, Bonfim, Brotas, Uruguai, Massaranduba, Liberdade, Lobato, Plataforma, Cosme de Farias, Periperi, Pernambués, Cabula, Paripe, Fazenda Grande do Retiro, Tancredo Neves, São Marcos, São Caetano, Itapuã e Sussuarana. No total, foram 8.736 ações de higienização promovidas.
“Toda a Prefeitura está empenhada no combate à Covid-19. Estamos trabalhando 24 horas por dia e atuando em toda a cidade. Intensificamos o serviço de higienização e desinfecção nos locais de grande circulação. Nossos agentes estão nas ruas desde o início da pandemia, prestando serviços essenciais que ajudam a conter o avanço da doença. Por isso, precisamos que a população colabore, evite aglomerações e use máscara”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom