O neurocientista Miguel Nicolelis, coordenador do comitê científico do consórcio Nordeste, acredita que em “questão de dias” a Bahia vai precisar adotar um lockdown.
“Desde dezembro alertamos a situação do estado. As eleições e festas de final de ano se sincronizaram e fizeram os números crescerem”, afirmou o cientista em entrevista ao Correio.
Nicolelis lembra que a primeira recomendação de lockdown em Salvador foi em julho do ano passado. “A situação vivida agora é muito semelhante a julho e agosto, sendo que temos uma tendência de crescimento na Bahia. As eleições mesmo nunca deveriam ter ocorrido. Poucos ouviram nossos alertas e todas as previsões que fizemos se materializaram”.
Ele ainda ressaltou que o carnaval de 2022 está ameaçado, já que a vacinação ainda está de forma lenta por falta de doses e as variantes mais infecciosas que afetam também as pessoas jovens, o que deixa o sistema de saúde pressionado. “Ironicamente, a maioria dos gestores parece ter colocado economia como prioridade, mas com medidas paliativas eles só empurraram a crise, que pode durar mais tempo do que o esperado”, afirmou.
Por:BNews