Colorado pode levar a taça do Brasileirão com duas rodadas de antecedência, mas precisa fazer sua parte e torcer por uma combinação e tanto de seus adversários diretos
A cada rodada, o Inter se aproxima do sonhado título do Brasileirão. Na melhor das hipóteses, pode vir até mesmo no final de semana, com duas rodadas de antecedência. Mas o que está mais ao alcance no momento é a garantia da vaga na fase de grupos da Libertadores.
A matemática (além do futebol apresentado em campo) virou aliada dos gaúchos. Sem perder há 12 jogos e com nove vitórias no período, os comandados de Abel Braga tomaram a ponta da tabela e não pretendem mais soltá-la. O Inter soma 66 pontos, 10 a mais que o Fluminense, que está em quinto lugar.
Caso derrote o Sport no duelo da quarta-feira, já assegura posição entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro e a consequente vaga à fase de grupos da Libertadores. Se empatar, o Fluminense não pode vencer o Atlético-MG no Maracanã.
Para confirmar o G-4*
- Vitória sobre o Sport garante a fase de grupos da Libertadores;
- Se não vencer o Sport, torce contra o Fluminense, que também não pode somar três pontos contra o Atlético-MG.
* Em sétimo lugar, o Palmeiras tem um jogo a menos e também poderia roubar um posto no G-4, mas já tem vaga assegurada na Libertadores de 2021 pelo título em 2020
A briga pelo título
Para alcançar a sonhada taça após 42 anos, a tarefa é mais árdua. Mesmo assim, o título pode ocorrer no próximo domingo. Para isso, precisa superar o Sport na quarta e o Vasco no fim de semana. Assim, alcança 72 pontos.
Mas o Inter depende também de uma combinação de resultados de seus adversários diretos. O Flamengo, segundo colocado, precisa perder para o Corinthians no Maracanã. Neste caso, os cariocas chegam, no máximo, a 71 pontos ao final do campeonato.
Ainda, necessita de um tropeço do Atlético-MG, em terceiro, nos jogos contra Fluminense e Bahia, na quarta e no domingo, respectivamente. Os mineiros não podem somar mais que quatro pontos.
Já o quarto colocado São Paulo possui uma partida a menos. Porém, está a oito pontos atualmente do Inter. Se não vencer Ceará ou Grêmio, atinge no máximo 62 pontos. Nem mesmo com vitória sobre o Palmeiras, no compromisso adiado para o dia 18, supera a pontuação colorada ao fim da competição.
– O campeonato está afunilando, chegando nas rodadas finais, mas sempre o próximo jogo é o mais difícil. É isso que a gente vem treinando, conversando. O Sport também briga pelas suas coisas e nós pelas nossas. Temos que estar atentos a todos detalhes – destaca Edenilson.
Só que tudo não passa de projeção. O Inter precisa pensar no dever de casa diante do Sport, na quarta-feira. A partida será disputada às 19h, no Beira-Rio.
Por:GE